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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0305 - Biologia do Desenvolvimento
Developmental Biology

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 135 h
Carga Horária de Extensão: 10 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais, mas também em plantas, utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8223643 - Federico David Brown Almeida
 
Programa Resumido
História e conceitos da Biologia do Desenvolvimento. Mecanismos moleculares e celulares do desenvolvimento. Folhetos embrionários. Linhagem germinativa. Fertilização.
Clivagem. Gastrulação. Neurulação. Desenvolvimento de tecidos e órgãos. Envelhecimento. Regeneração e células-mãe. Evo-Devo. Excursão didática.
 
 
 
Programa
Biologia do desenvolvimento no contexto histórico. Desenvolvimento embrionário: conceitos e temas gerais de estudo em animais. Do genótipo ao fenótipo: níveis de regulação (transcrição e tradução). Biologia do desenvolvimento de animais no contexto evolutivo (folhetos embrionários, multicelularidade, bilateralidade, blástulas, gástrulas, nêurulas, protostômios, deuterostômios). Linhagem germinativa: bases históricas e teóricas. Gametogênese e gonadogênese: meiose e gametas. Gametogênese e gonadogênese: maturação sexual. Determinação do sexo. Desenvolvimento inicial: fertilização, divisão celular e clivagem em vários grupos animais. Folhetos embrionários e gastrulação: estudos comparativos e o organizador. Polaridade: eixos embrionários em animais. Formação de tecidos e órgãos: neurulação. Formação de tecidos e órgãos: crista neural. Formação de extremidades.    Envelhecimento. Regeneração e células-mãe: Clonagem, células-tronco e terapias. Evo-Devo: Influência do ambiente no desenvolvimento. Problemáticas principais e perspectivas. Haverá uma excursão didática ao CEBIMAr, serão três dias no meio do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades em classe e laboratório; elaboração de estudos de caso; testes de leitura e participação; provas; desenhos e textos; apresentação de miniprojetos.
Critério
Obtenção de média mínima 5,0
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Gilbert, S. & Barresi, M. 2019. Developmental Biology, 12th Edition. Sinauer Assoc, Sunderland.
Gilbert, S. 2014. Developmental Biology, 10th Edition. Sinauer Assoc, Sunderland. [9ed ICB,MZ,EACH, FZEA]
Wolpert, L. 2011. Principles of Development. 4th Edition. Oxford, United States. [IB,EACH]
Wilt, F & Hake, S. 2004. Principles of Developmental Biology. First Edition. United States. [Federico]
Schoenwolf, G. C. 2009. 9th Edition. Laboratory Studies of Vertebrate and Invertebrate Embryos: Guide and Atlas of Descriptive and Experimental Development. Pearson. [ICB]
Manual de Biologia do desenvolvimento em preparacão Universidad de los Andes/Universidade de São Paulo
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Publico leigo (crianças de escola pública e adultos em geral)
Objetivos da atividade
(i) Participar de uma galeria de arte, usando ilustração científica de embriões marinhos, (ii) Aprender observar o desenvolvimento animal usando microscopios, (iii) Debater um tema de interesse relacionado à biologia do desenvolvimento, mediante uma apresentação de um recurso visual (ex. filme) seguido de um debate ou mesa redonda.
Descrição da atividade
(i) Se usarão as ilustrações do desenvolvimento de invertebrados marinhos elaboradas pelos alunos na saida de campo ao CEBIMAR para crear uma galeria temporal que será exhibida durante a atividade de extensão planejada para novembro; (ii) A turma da tarde preparará uma atividade de observação microscópica do desenvolvimento animal para crianças de escola pública, (iii) a turma da noite preparará uma proposta de mesa redonda ou debate acerca de algum material audiovisual (ex. film e) a ser apresentado para um público adulto de um tema de interesse amplo e atual relacionado à biologia do desenvolvimento.
Indicadores de avaliação da atividade
No final das atividades se solicitará aos participantes o preenchimento de um formulário de avaliação da atividade.

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