Propiciar aos licenciandos em Biologia: a) reflexões sobre Ensino de Zoologia na escola básica e em outros espaços educativos. b) discussões sobre a seleção de conteúdos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação no Ensino de Zoologia. c) o desenvolvimento de projetos de ensino sobre diversidade e filogenia dos animais. d) a elaboração e a análise de diferentes recursos didáticos, tais como texto, multimídia, modelos, imagens, jogos, filmes, animações. e) o reconhecimento de pesquisas em ensino de Zoologia no campo de pesquisa em Educação em Ciências.
Perspectivas teórico-práticas do Ensino de temas de Zoologia. O Ensino de Zoologia em pesquisas em Educação em Ciências e nos documentos curriculares oficiais. Análise dos diferentes recursos didáticos e sua aplicação em sala de aula e outros contextos educativos. A interface entre a Zoologia e diferentes campos de práxis educativas. Relações do Ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas e culturais e com o cotidiano dos educandos. Produção de sequências didáticas e recursos educacionais envolvendo o ensino da biodiversidade animal em uma perspectiva ecológico-evolutiva.
1) Perspectivas teórico-práticas do Ensino de: a) Origem e evolução dos animais. b) classificação biológica. c) Grupos animais estudados na escola básica. d) Biodiversidade animal em uma perspectiva ecológico-evolutiva. 2) O papel social do Ensino de Zoologia. 3) O Ensino de Zoologia em em pesquisas em Educação em Ciências. 4) O Ensino de Zoologia nos documentos curriculares oficiais 5) Produção de sequências didáticas - Seleção, análise e produção de conteúdos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação no Ensino de Zoologia. 6) Análise dos diferentes recursos didáticos, midiáticos, textuais e de tecnologias da informação e comunicação, referentes ao tema, e sua aplicação em sala de aula e outros contextos educativos.(atualização de conteúdo conforme resolução CEE 111/2012) 7) A interface entre a Zoologia e diferentes campos de práxis educativa como Educação Ambiental, Enfoque CTSA, Educação para a Sustentabilidade, Alfabetização Científica e Divulgação Científica. 8) Relações do Ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas e culturais e com o cotidiano dos educandos.
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