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Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0307 - Contexto e Práticas no Ensino de Zoologia
Contexts and pratices in teaching of zoology.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos licenciandos em Biologia:                    
a) reflexões sobre Ensino de Zoologia na escola básica e em outros espaços educativos.
b) discussões sobre a seleção de conteúdos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação no Ensino de Zoologia.                      
c) o desenvolvimento de projetos de ensino sobre diversidade e filogenia dos animais. 
d) a elaboração e a análise de diferentes recursos didáticos, tais como texto, multimídia, modelos, imagens, jogos, filmes, animações.                 
e) o reconhecimento de pesquisas em ensino de Zoologia no campo de pesquisa em Educação em Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1968673 - Rosana Louro Ferreira Silva
 
Programa Resumido
Perspectivas teórico-práticas do Ensino de temas de Zoologia. O Ensino de Zoologia em pesquisas em Educação em Ciências e nos documentos curriculares oficiais. Análise dos diferentes recursos didáticos e sua aplicação em sala de aula e outros contextos educativos. A interface entre a Zoologia e diferentes campos de práxis educativas. Relações do Ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas e culturais e com o cotidiano dos educandos. Produção de sequências didáticas e recursos educacionais envolvendo o ensino da biodiversidade animal em uma perspectiva ecológico-evolutiva.
 
 
 
Programa
1) Perspectivas teórico-práticas do Ensino de:
a) Origem e evolução dos animais.
b) classificação biológica.
c) Grupos animais estudados na escola básica.
d) Biodiversidade animal em uma perspectiva ecológico-evolutiva.
2) O papel social do Ensino de Zoologia.
3) O Ensino de Zoologia em  em pesquisas em Educação em Ciências. 
4) O Ensino de Zoologia nos documentos curriculares oficiais
5) Produção de sequências didáticas - Seleção, análise e produção de conteúdos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação no Ensino de Zoologia. 
6) Análise dos diferentes recursos didáticos, midiáticos, textuais e de tecnologias da informação e comunicação, referentes ao tema, e sua aplicação em sala de aula e outros contextos educativos.(atualização de conteúdo conforme resolução CEE 111/2012)
7) A interface entre a Zoologia e diferentes campos de práxis educativa como Educação Ambiental, Enfoque CTSA, Educação para a Sustentabilidade, Alfabetização Científica e Divulgação Científica.
8) Relações do Ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas e culturais e com o cotidiano dos educandos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa das diferentes produções dos estudantes (sequências didáticas, análises, materiais didáticos, reflexões, seminários, apresentação de projeto).
Critério
Adequação das produções aos objetivos da disciplina e o comprometimento, a autonomia e a criticidade dos estudantes.
Norma de Recuperação
Elaboração de um portfólio individual envolvendo as principais atividades do curso.
 
Bibliografia
     
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