Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0439 - Filmes no Ensino de Biologia
Movies on Biology Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos licenciandos em Biologia -
a) refletir sobre a presença e uso de conceitos biológicos no cinema.
b) analisar criticamente uma amostra de filmes de diferentes gêneros que contemplem questões biológicas.
c) analisar o uso atual da mídia cinematográfica na Educação Básica.
d) desenvolver sequências didáticas sobre conteúdos biológicos que contemplem o uso de filmes.
e) elaborar material audiovisual em temas relacionados ao ensino de biologia
f) reconhecer como a relação entre filmes e educação científica aparece no campo de pesquisa em Ensino de Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3469200 - Daniel José Galafasse Lahr
94868 - Ricardo Pinto da Rocha
1968673 - Rosana Louro Ferreira Silva
 
Programa Resumido
A parte inicial do curso será utilizada para introdução à análise fílmica e ao uso deste recurso em ensino, partindo de referenciais teóricos. Em continuidade, o curso vai focar na análise de uma seleção de filmes que contemple os mais diversos temas biológicos. 
A produção final do curso ficará ao encargo dos alunos, através da produção e apresentação de material audiovisual articulado aos temas de ensino de Ciências e Biologia da educação básica.
 
 
 
Programa
1. Elementos de análise fílmica (narrativa cinematográfica, análise de imagens, etc).
2. Uso de filmes no ensino de biologia, na perspectiva da alfabetização científica.
3. Análise de seleção de filmes e de sua aplicação em sala de aula e outros contextos educativos (ex. Museus).
4. A interface entre o uso de filmes e diferentes campos de práxis educativa.
5. Relações do Ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas, ambientais, culturais e controversas e com o cotidiano dos educandos por meio dos filmes.
6. Mídia, pós verdade e fake News
7. Mostras audiovisuais canais de divulgação científica e possibilidades para a educação
8. Produção audiovisual de professores e alunos da educação básica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa das diferentes produções dos estudantes (projetos, análises, roteiros didáticos, reflexões).
Critério
Adequação das produções aos objetivos da disciplina e o comprometimento, a autonomia e a criticidade dos estudantes.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Arroio, Agnaldo. 2010. “Context Based Learning: A Role for Cinema in Science Education.” Science Education International 21 (3): 131–43.
Gouvêa, Guaracira, and Maria Fernanda R. Nunes. 2009. Crianças, Mídias E Diálogos. 1st ed. Vol. 1. Nouvelle.
Guimarães, Leandro Belinaso, Lucia Estevinho Guido, and Giovana Scareli. 2013. Cinema, Educação e Ambiente. 1st ed. 1 vols. Editora da Universidade Federal de Uberlândia.
Joly, Martine. 2006. Introdução À Análise Da Imagem. Papirus Editora.
Klosterman, Michelle L., Troy D. Sadler, and Julie Brown. 2012. “Science Teachers’ Use of Mass Media to Address Socio-Scientific and Sustainability Issues.” Research in Science Education 42 (1): 51–74.
Laugksch, Rüdiger C. 2000. “Scientific Literacy: A Conceptual Overview.” Science Education 84 (1): 71–94.
Oliveira, Bernardo Jefferson de. 2006. “Cinema E Imaginário Científico; Cinema and the Scientific Imaginary.” Hist. Ciênc. Saúde-Manguinhos 13 (supl): 133–50.
Sasseron, Lúcia Helena, and Anna Maria Pessoa Carvalho. 2011. “Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica.” Investigações Em Ensino de Ciências 16 (1): 59–77.
Vanoye, Francis. 2008. Ensaio Sobre a Análise Fílmica. Papirus Editora. 
Gomes, Ana Carolina Vimieiro, Cesar Carrilo Trueba, and Betania Gonçalves Figueiredo. 2012. História Da Ciência No Cinema 4. 1st ed. Scientia. Fino Traço.
CORTES, T. P. B. B.; MARTINS, A. O.; SOUZA, C. H. M. Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases SCIELO E SCOPUS. Educação em Revista, v. 34, Outubro 2018.
CONRADO, D. M.; Nunes-Neto, Nei (Org.) . Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 1. ed. SALVADOR: EDUFBA, 2018. v. 1. 573p .
GOMES, Sheila Freitas, PENNA, Juliana e ARROIO, Agnaldo Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2020, v. 26
LEWIS, JON. The End of Cinema as We Know it: American Film in the Nineties. Editor: Press. London. 1999.
SETTON, M. G. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2015. 126p p.
SOARES, I. D. O.; VIANA, C. E. Educomunicação: caminhos entre a pesquisa e a formação. 1. ed. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, 2021. p. 245-262
WILSON, C. (eds). Alfabetização Midiática e Informacional: Curriculum para Professores. Paris: Unesco, 2011
 

Clique para consultar os requisitos para BIZ0439

Clique para consultar o oferecimento para BIZ0439

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP