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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0445 - Abordagens interdisciplinares de Educação Ambiental
Interdisciplinary approaches of the Environmental Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos licenciandos em Biologia - a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto nacional e internacional. b) Compreender as diferentes concepções de educação ambiental e analisar sua própria concepção; c) Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas repercussões para o contexto escolar e para a formação docente. d) Conhecer possibilidades de trabalho interdisciplinar com a temática ambiental no ensino fundamental e médio. e) Conhecer os princípios da aprendizagem social e sua relação com as práticas de EA; f) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor um projeto de intervenção para um determinado contexto educacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1968673 - Rosana Louro Ferreira Silva
 
Programa Resumido
O curso pretende disponibilizar aos estudantes um repertório teórico prático sobre a educação ambiental e suas possibilidades no contexto escolar, partindo de uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica. A disciplina abordará as possibilidades da interdisciplinaridade e da aprendizagem social para o processo educativo frente às questões ambientais. A produção final do curso ficará ao encargo dos alunos, através do diagnóstico socioambiental e a produção de um projeto de intervenção para uma realidade específica.
 
 
 
Programa
1. O movimento ambientalista e o histórico da EA no Brasil e no mundo; 2. Análise crítica de documentos legais da educação ambiental; 3. Interdisciplinaridade e educação ambiental; 4. Fundamentos e Concepções de meio ambiente e educação ambiental; 5. Relação entre educação científica e educação ambiental; 6. Educação ambiental crítica; 7. Aprendizagem social e educação ambiental nas práticas escolares; 8. Mídia e educação ambiental – a educomunicação. 9. Diagnóstico sócio ambiental e construção de projetos escolares. 10. Relação da educação ambiental com temas contemporâneos: biodiversidade, mudanças climáticas, resíduos sólidos, recursos hídricos, etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa das diferentes produções dos estudantes (projetos, análises, roteiros didáticos, reflexões).
Critério
Adequação das produções aos objetivos da disciplina e o comprometimento, a autonomia e a criticidade dos estudantes.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BACCI, D.C.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V.M.N. Aprendizagem social nas práticas colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 227-243, 2013. BRASIL/MEC/MMA. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Coordenação Geral de educação ambiental – MEC/MMA/UNESCO, 2007. BRASIL/Ministério do Meio Ambiente. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: 2005. CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e o Processo Educativo: dimensões e abordagens. IN CINQUETTI, H. S; LOGAREZZI, A. Consumo e Resíduos - Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, EdUFSCar, 2006. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006. KEEN, M.; BROWN, V. A.; DYBALL, R. Social Learning in environmental management: towards a sustentainable future. London: Sterling, 2005. LOUREIRO, C.F.B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção Questões de Nossa Época) SATO, M. & CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto alegre: Artmed, 2005. Sauvé, L. Educación científica y educación ambiental: un cruce fecundo. Enseñanza de las Ciencias, Vol.: 28 Núm.: 1, 2010, p. 5 – 17. SILVA, R. L. F.; CAMPINA, N. N. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 6, p. 29-46, 2011. STEVENSON, R.B.; BRODY, M.; DILON, J.; WALS, A.E.J. International handbook of Research on environmental Education. American educational Research Association: Routledge Publishers, 2013. TRIVELATO, S.L.F; SILVA, R.L.F. A questão ambiental e sua abordagem no ensino fundamental. In: TRIVELATO, S.L.F; SILVA, R.L.F. Ensino de Ciências. São Paulo: CENGAGE, 2011. UNESP; USP; UNICAMP. Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental. Plataforma em www.earte.net. WALS, A.E.J. (org.) Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishers, Wageningen. 2007. Documentos para análise: Lei nº 9795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental Programa Nacional de Educação Ambiental Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Política de Educação ambiental da USP Principais periódicos a serem consultados: Pesquisa em Educação Ambiental. International Journal of environmental education. Environmental Education Research Canadian journal of environmental Education
 

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