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Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0448 - Arquitetura animal: evolução dos planos corpóreos em Metazoa
Animal architecture: the evolution of metazoan body plans

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à produção de textos e atividades didáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3151384 - José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
 
Programa Resumido
Por meio de diferentes estratégias didáticas e de uma abordagem comparativa e integrada, aprofundaremos temas estudados nas disciplinas obrigatórias de Zoologia. Além disso, exercitaremos habilidades de observação e de descrição (com exercícios em sala de aula) e de produção de textos acadêmicos e atividades didáticas (por meio de trabalhos a serem desenvolvidos ao longo do curso - ver método de avaliação).
 
 
 
Programa
Por meio de diferentes estratégias didáticas (ex., aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura de artigos científicos, produção de textos e dinâmicas em grupo), trabalharemos os seguintes temas: (a) evolução da simetria bilateral; (b) evolução das cavidades corpóreas; (c) esqueleto hidrostático, antagonismo da musculatura e movimento; (d) artropodização; (e) evolução dos sistemas circulatório e excretor; (f) evolução de estruturas respiratórias; (g) evolução do sistema digestório; (h) evolução do sistema nervoso; (i) evolução de órgãos sensoriais e evolução da visão; (j) evolução do sistema reprodutor; (k) adaptações associadas à conquista do ambiente terrestre; (l) descrição morfológica. A avaliação do curso incluirá o desenvolvimento de uma atividade de ensino (para qualquer nível) ou extensão (para qualquer público) cujo tema esteja relacionado à ementa da disciplina. Para o curso de Licenciatura, serão atribuídas 30 horas de "Práticas como Componente Curricular (PCC)" referentes a essa atividade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização das atividades propostas em cada aula (ex., testes sobre conceitos da aula anterior, atividades práticas, atividades para aprimoramento de habilidades de observação e descrição); avaliação da evolução das habilidades de observação e descrição da(o) aluna(o) ao longo do curso; desenvolvimento de uma atividade de ensino (para qualquer nível) ou extensão (para qualquer público) cujo tema esteja relacionado à ementa da disciplina; produção de um texto acadêmico sobre o tema escolhido para a atividade de ensino/extensão.
Critério
Entrega das atividades propostas cada aula; análise da evolução das habilidades de observação/descrição ao longo do curso; critérios de avaliação do texto acadêmico: argumentação e embasamento teórico, incluindo a citação de livros e artigos científicos; estrutura, i.e., coerência do texto e organização dos argumentos; expressividade (clareza e aspectos gramaticais).
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Barnes RSK, Calow P, Olive PJW, Golding DW. 2008. Os invertebrados. Uma síntese. São Paulo: Atheneu. Brusca RC, Moore W, Shuster SM. 2016. Invertebrates. 3rd Edition. Sunderland: Sinauer Associates. Giribet G, Edgecombe GD. 2020. The invertebrate tree of life. Princeton: Princeton University Press. Hickman, CP, Roberts LS, Keen SL, Eisenhour DJ, Larson A & l’Anson H. 2004. Princípios integrados de Zoologia. 15a edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Minelli A. 2009. Perspectives in animal phylogeny and evolution. Oxford: Oxford University Press. Nielsen C. 2012. Animal evolution: interrelationships of the living phyla. Oxford: Oxford University Press. Ruppert EE, Fox RS & Barnes RD. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7a edição. São Paulo: Editora Roca. Schmidt-Rhaesa, A. 2007. The evolution of organ systems. Oxford: Oxford University Press.
 

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