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Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0448 - Arquitetura animal: evolução dos planos corpóreos em Metazoa
Animal architecture: the evolution of metazoan body plans

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar às/aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à elaboração de atividades de extensão na área de Zoologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3151384 - José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
 
Programa Resumido
Por meio de diferentes estratégias didáticas e de uma abordagem comparativa e integrada, aprofundaremos temas estudados nas disciplinas obrigatórias de Zoologia. Além disso, exercitaremos habilidades de observação e de descrição (com exercícios em sala de aula) e de elaboração de atividades de extensão na área de Zoologia.
 
 
 
Programa
Por meio de diferentes estratégias didáticas (ex., aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura de artigos científicos, produção de textos e dinâmicas em grupo), trabalharemos os seguintes temas: (a) evolução da simetria bilateral; (b) evolução das cavidades corpóreas; (c) esqueleto hidrostático, antagonismo da musculatura e movimento; (d) artropodização; (e) evolução dos sistemas circulatório e excretor; (f) evolução de estruturas respiratórias; (g) evolução do sistema digestório; (h) evolução do sistema nervoso; (i) evolução de órgãos sensoriais e evolução da visão; (j) adaptações associadas à conquista do ambiente terrestre; (k) descrição morfológica. A avaliação do curso incluirá o desenvolvimento de uma atividade de extensão cujo tema esteja relacionado à ementa da disciplina.
Para o curso de Licenciatura, serão atribuídas 30 horas de "Práticas como Componente Curricular (PCC)" referentes a essa atividade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
(1) Realização das atividades propostas em cada aula (ex., testes sobre conceitos da aula anterior, atividades práticas, atividades para aprimoramento de habilidades de observação e descrição); (2) avaliação da evolução das habilidades de observação e descrição da(o) aluna(o) ao longo do curso; (3) desenvolvimento de uma atividade de extensão cujo tema esteja relacionado à ementa da disciplina.
Critério
(1) Entrega das atividades propostas cada aula; (2) análise da evolução das habilidades de observação/descrição ao longo do curso; (3) critério de avaliação da atividade de extensão: justificativa esclarecendo como a estratégia adotada pretende atingir os objetivos propostos considerando as características do público-alvo.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Barnes RSK, Calow P, Olive PJW, Golding DW. 2008. Os invertebrados. Uma síntese. São Paulo: Atheneu.
Brusca RC, Moore W, Shuster SM. 2016. Invertebrates. 3rd Edition. Sunderland: Sinauer Associates.
Giribet G, Edgecombe GD. 2020. The invertebrate tree of life. Princeton: Princeton University Press.
Hickman, CP, Roberts LS, Keen SL, Eisenhour DJ, Larson A & l’Anson H. 2004. Princípios integrados de
Zoologia. 15a edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan.
Minelli A. 2009. Perspectives in animal phylogeny and evolution. Oxford: Oxford University Press.
Nielsen C. 2012. Animal evolution: interrelationships of the living phyla. Oxford: Oxford University Press.
Ruppert EE, Fox RS & Barnes RD. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7a edição. São Paulo: Editora Roca.
Schmidt-Rhaesa, A. 2007. The evolution of organ systems. Oxford: Oxford University Press.
 

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