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Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0448 - Arquitetura animal: evolução dos planos corpóreos em Metazoa
Animal architecture: the evolution of metazoan body plans

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Propiciar aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à produção de textos e atividades didáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3151384 - José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
 
Programa Resumido
Por meio de diferentes estratégias didáticas e de uma abordagem comparativa e integrada, aprofundaremos temas estudados nas disciplinas obrigatórias de Zoologia. Além disso, exercitaremos a prática da descrição morfológica (com exercícios em sala de aula) e da produção de textos e atividades didáticas (por meio de trabalhos a serem desenvolvidos ao longo do curso – ver método de avaliação).
 
 
 
Programa
Por meio de diferentes estratégias didáticas (ex., aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura de artigos científicos e produção de textos), trabalharemos os seguintes temas: (a) evolução da simetria bilateral; (b) evolução das cavidades corpóreas; (c) esqueleto hidrostático, antagonismo da musculatura e movimento; (d) artropodização; (e) evolução dos sistemas circulatório e excretor; (f) diversidade de estruturas respiratórias; (g) evolução do sistema digestório; (h) evolução do sistema nervoso; (i) diversidade de órgãos sensoriais e evolução da visão; (j) evolução do sistema reprodutor; (k) mudanças nos planos corpóreos associadas ao parasitismo; (l) adaptações associadas à conquista do ambiente terrestre; (m) análise comparativa de textos científico, didático e de divulgação científica; (n) descrição morfológica. A avaliação do curso incluirá a produção de um texto didático ilustrado voltado ao Ensino Superior, bem como a elaboração de um projeto de extensão cujo tema esteja relacionado à ementa do curso. Tais atividades serão realizadas ao longo do semestre com a supervisão do docente. Para o curso de Licenciatura, serão atribuídas 30 horas de “Práticas como Componente Curricular (PCC)” referentes a essas atividades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Entrega das atividades diárias (testes sobre conceitos da aula anterior + atividades sobre descrição morfológica); produção de um texto didático ilustrado voltado ao Ensino Superior; planejamento de um projeto de extensão cujo tema esteja relacionado à ementa do curso; avaliação final sobre descrição morfológica.
Critério
Os critérios de avaliação do texto didático produzido compreenderão: (1) argumentação e embasamento teórico; (2) estrutura; (3) expressividade; (4) qualidade e pertinência das ilustrações.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Barnes RSK, Calow P, Olive PJW, Golding DW. 2008. Os invertebrados. Uma síntese. São Paulo: Atheneu. Brusca RC & Brusca GJ. 2007. Invertebrados. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Hickman, CP, Roberts LS, Keen SL, Eisenhour DJ, Larson A & l’Anson H. 2004. Princípios integrados de Zoologia. 15ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Minelli A. 2009. Perspectives in animal phylogeny and evolution. Oxford: Oxford University Press. Nielsen C. 2012. Animal evolution: interrelationships of the living phyla. Oxford: Oxford University Press. Ruppert EE, Fox RS & Barnes RD. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7ª edição. São Paulo: Editora Roca. Schmidt-Rhaesa, A. 2007. The evolution of organ systems. Oxford: Oxford University Press.
 

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