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Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0448 - Arquitetura animal: evolução dos planos corpóreos em Metazoa
Animal architecture: the evolution of metazoan body plans

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 14/07/2017

Objetivos
Propiciar aos estudantes aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa. Espera-se, ao final do curso, que o aluno tenha aprimorado competências e habilidades relacionadas à análise e descrição morfológica, à busca e leitura de artigos científicos, e à produção de textos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3151384 - José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
 
Programa Resumido
Por meio de diferentes estratégias didáticas (aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura e produção de textos), trabalharemos os seguintes temas: (a) ferramentas de análise morfológica; (b) descrição morfológica; (c) planos de simetria; (d) epiderme; (e) musculatura; (f) cavidades do corpo; (g) sistema circulatório; (h) sistema respiratório; (i) sistema excretor; (j) sistema digestório; (k) sistema nervoso; (l) sistema sensorial; (m) sistema reprodutor.
 
 
 
Programa
Por meio de diferentes estratégias didáticas (aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura e produção de textos), trabalharemos os seguintes temas: (a) ferramentas de análise morfológica; (b) descrição morfológica; (c) planos de simetria; (d) epiderme; (e) musculatura; (f) cavidades do corpo; (g) sistema circulatório; (h) sistema respiratório; (i) sistema excretor; (j) sistema digestório; (k) sistema nervoso; (l) sistema sensorial; (m) sistema reprodutor.
 
 
 
Avaliação
     
Método
(1) Realização das atividades propostas em cada aula (ex., testes sobre conceitos da aula anterior, atividades práticas, atividades para aprimoramento de habilidades de observação e descrição); (2) avaliação da evolução das habilidades de observação e descrição da(o) aluna(o) ao longo do curso; (3) desenvolvimento de uma atividade de extensão cujo tema esteja relacionado à ementa da disciplina.
Critério
(1) Entrega das atividades propostas cada aula; (2) análise da evolução das habilidades de observação/descrição ao longo do curso; (3) critério de avaliação da atividade de extensão: justificativa esclarecendo como a estratégia adotada pretende atingir os objetivos propostos considerando as características do público-alvo.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Barnes RSK, Calow P, Olive PJW, Golding DW. 2008. Os invertebrados. Uma síntese. São Paulo: Atheneu.
Brusca RC, Moore W, Shuster SM. 2016. Invertebrates. 3rd Edition. Sunderland: Sinauer Associates.
Giribet G, Edgecombe GD. 2020. The invertebrate tree of life. Princeton: Princeton University Press.
Hickman, CP, Roberts LS, Keen SL, Eisenhour DJ, Larson A & l’Anson H. 2004. Princípios integrados de
Zoologia. 15a edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan.
Minelli A. 2009. Perspectives in animal phylogeny and evolution. Oxford: Oxford University Press.
Nielsen C. 2012. Animal evolution: interrelationships of the living phyla. Oxford: Oxford University Press.
Ruppert EE, Fox RS & Barnes RD. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7a edição. São Paulo: Editora Roca.
Schmidt-Rhaesa, A. 2007. The evolution of organ systems. Oxford: Oxford University Press.
 

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