Propiciar aos estudantes aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa. Espera-se, ao final do curso, que o aluno tenha aprimorado competências e habilidades relacionadas à análise e descrição morfológica, à busca e leitura de artigos científicos, e à produção de textos.
Por meio de diferentes estratégias didáticas (aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, recursos multimídia, leitura e produção de textos), trabalharemos os seguintes temas: (a) ferramentas de análise morfológica; (b) descrição morfológica; (c) planos de simetria; (d) epiderme; (e) musculatura; (f) cavidades do corpo; (g) sistema circulatório; (h) sistema respiratório; (i) sistema excretor; (j) sistema digestório; (k) sistema nervoso; (l) sistema sensorial; (m) sistema reprodutor.
Barnes RSK, Calow P, Olive PJW, Golding DW. 2008. Os invertebrados. Uma síntese. São Paulo: Atheneu. Brusca RC, Moore W, Shuster SM. 2016. Invertebrates. 3rd Edition. Sunderland: Sinauer Associates. Giribet G, Edgecombe GD. 2020. The invertebrate tree of life. Princeton: Princeton University Press. Hickman, CP, Roberts LS, Keen SL, Eisenhour DJ, Larson A & l’Anson H. 2004. Princípios integrados de Zoologia. 15a edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Minelli A. 2009. Perspectives in animal phylogeny and evolution. Oxford: Oxford University Press. Nielsen C. 2012. Animal evolution: interrelationships of the living phyla. Oxford: Oxford University Press. Ruppert EE, Fox RS & Barnes RD. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7a edição. São Paulo: Editora Roca. Schmidt-Rhaesa, A. 2007. The evolution of organ systems. Oxford: Oxford University Press.