Apresentar a teoria e exemplos correntes em diversas áreas de estudo sobre ecologia comportamental.
Pergunta, hipótese, previsão; evolução do comportamento; teoria dos jogos; comunicação; forrageamento; comportamento de defesa; seleção de habitat, territorialidade e migração; cooperação e parentesco; agressão; seleção sexual e sistemas de acasalamento; cuidado parental.
Este curso aborda as bases teóricas do comportamento animal. Espera-se que o curso ajude na formação de profissionais com competência e fundamentação sobre a evolução do comportamento animal. Durante o curso, serão ministradas 12 aulas expositivas sobre os principais temas associados ao estudo da ecologia comportamental. Cada tema apresentado nas aulas expositivas será acompanhado de uma aula prática (11 no total) na qual os alunos testarão hipóteses utilizando uma abordagem de simulações. Pergunta, hipótese, previsão; evolução do comportamento; teoria dos jogos; comunicação; forrageamento; comportamento de defesa; seleção de habitat, territorialidade e migração; cooperação e parentesco; agressão; seleção sexual e sistemas de acasalamento; cuidado parental. Temos como filosofia, neste curso, que a compreensão de modelos teóricos sobre a evolução e manutenção de diferentes comportamentos é uma importante ferramenta para que os alunos possam testar hipóteses em sistemas de estudo empíricos. Logo, o curso está organizado de tal maneira que iremos primeiro explicar a lógica da formulação de uma pergunta, hipótese e previsão científica. Após essa exposição, daremos sequência ao curso, com princípios de evolução com foco em ecologia comportamental. A terceira aula fundamental desse curso fornece uma apresentação sobre Teoria dos Jogos. Entendemos que a compreensão desses três assuntos é extremamente importante para os demais tópicos da disciplina. Sempre que possível, nossas aulas utilizam primariamente modelos teóricos para, posteriormente, expor exemplos empíricos. Nossas atividades de aulas práticas são elaboradas de tal maneira que os alunos tenham a oportunidade de testar hipóteses sobre conceitos de Ecologia Comportamental. Para atingir esse objetivo, a maioria das práticas são executadas como simulações em sala de aula, usando materiais lúdicos. Essas práticas, portanto, fornecem aos alunos ideias sobre como testar hipóteses em uma situação de sala de aula. São atividades de baixo custo e com um alto grau de interação para responder perguntas usando uma filosofia de aprendizado por investigação. Logo, consideramos que a participação nas aulas práticas constitui a possibilidade de expor os alunos à formas alternativas de elaboração de aulas práticas. Essas práticas podem ser facilmente adaptadas para o ensino na educação básica. Consideramos, assim, que essas atividades estão relacionadas com práticas como componente curricular, totalizando 15h de atividades. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas na página da disciplina em: https://eduardosantos-lab.weebly.com/teaching.html
Será adotado como principal livro texto para a disciplina a terceira edição do livro “Principles of Animal Behavior” de Lee Alan Dugatkin, publicado em 2014. Esse livro foi escolhido após ser verificado que apresenta o melhor equilíbrio entre a exposição da teoria e de exemplos recentes sobre padrões, processos e mecanismos relacionados ao comportamento animal.