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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0452 - Aulas Práticas de 'BIZ0213 - Invertebrados' Para as Turmas da Pandemia
BIZ0213 - Invertebrates' Practical Classes for Pandemics' Students

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes das turmas de 2020 e 2021 de ‘BIZ0213 – Invertebrados’ a possibilidade de estudar os animais discutidos nas aulas teóricas daquela disciplina, para a visualização dos caracteres mencionados. O curso é destinado apenas aos alunos de ‘BIZ0213’ que não puderam ter aulas práticas nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de COVID 19; não serão aceitos alunos fora deste contexto. Este estudo permitirá a estes alunos firmarem seus conhecimentos teóricos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade,
caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
348505 - André Carrara Morandini
1006036 - João Miguel de Matos Nogueira
3151384 - José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
94868 - Ricardo Pinto da Rocha
5502962 - Silvio Shigueo Nihei
 
Programa Resumido
Temas gerais: serão 10 aulas práticas, assim divididas: Porifera e Cnidaria; Platyhelminthes; Mollusca (2 aulas); Lophophorata e Annelida (2 aulas); Ecdysozoa (3 aulas); Echinodermata e Chaetognatha.
 
 
 
Programa
1. Porifera: estudo de uma esponja siconoide; caracterização do Filo Porifera; Cnidaria: estudos de Hydra, colônias de Obelia, de algumas espécies de corais brasileiros e de diferentes grupos de medusas, incluindo material vivo; caracterização do filo Cnidaria. 2. Platyhelminthes: estudo de planárias, incluindo material vivo, tremátodes e cestóides parasitas; caracterização do filo Platyhelminthes. 3-4. Mollusca: estudo de representantes de cada classe, incluindo material vivo, e dissecção de lulas, caramujos e mexilhões; caracterização do Filo Mollusca. 5-6. Lophophorata: estudo de colônias de Scrupocellaria, Bugula e de formas incrustantes; caracterização do filo Bryozoa; Annelida: disseção de minhoca (Pheretima hawaiana) e comparação entre anelídeos poliquetas e clitelados oligoquetas e hirudíneos, incluindo material vivo; caracterização do Filo Annelida. 7. Arthropoda, Chelicerata: estudo de picnogônidos, xifosuros, escorpiões, opiliões, ácaros e aranhas, incluindo material vivo; caracterização de Chelicerata. 8. Arthropoda, Crustacea: estudo de Mallacostraca, Branchiopoda e Maxillopoda, incluindo material vivo; caracterização de Crustacea 9. Arthropoda, Hexapoda: estudo de insetos adultos e imaturos, incluindo dissecção de barata (Blattodea); caracterização de Hexapoda. 10. Chaetognatha:
estudo de Sagitta; caracterização do Filo Chaetognatha; Echinodermata: estudo de equinodermos de cada classe, incluindo material vivo, comparando a morfologia geral e organização do esqueleto e sistema ambulacral, e dissecção de um pepino-do-mar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é ministrada exclusivamente através de aulas práticas, quando os alunos terão oportunidade de observar nos animais representantes de cada grupo as características discutidas nas aulas teóricas de ‘BIZ0213 – Invertebrados’, que os alunos obrigatoriamente deverão ter cursado e obtido aprovação nos anos de 2020 ou 2021. Estas aulas práticas são guiadas através de protocolos de atividades laboratoriais, sendo fornecidos animais vivos e/ou preservados para estudo em pequenos grupos de alunos, complementadas com demonstração de outros representantes dos grupos animais em estudo.
Critério
A avaliação será feita pela presença nas aulas e pelas respostas aos protocolos das aulas práticas, que deverão ser entregues ao final de cada aula. Não haverá qualquer tipo de trabalho extraclasse ou prova.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
BARNES, R.S.K.; P. CALOW; P.J.W. OLIVE & D.W. GOLDING (2008). Os invertebrados. Uma síntese. Atheneu, São Paulo. 495 pp.
BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA (2007). Invertebrados. 2a edição. Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro. 968 pp.
BRUSCA, R.C.; MOORE, W. & SHUSTER, S.M. (2016). Invertebrates. 3rd edition, Sinauer Associates, Sunderland, ISBN: 978-1-60535-375-3
BRUSCA, R.C.; MOORE, W. & SHUSTER, S.M. (2018). Invertebrados. 3a edição. Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro. 1010pp.
FRANSOZO, A. & NEGREIROS-FRANSOZO, M.L. (2016). Zoologia dos Invertebrados. 1a edição, Editora Roca, Rio de Janeiro, ISBN: 978-85-277-2806-5
GULLAN, P.J. & P.S. CRANSTON (2008). Os insetos: um resumo de entomologia. Editora Roca, São Paulo, 440.
NARCHI, W. (1973). Crustáceos. Editora da USP e Editora Polígono. São Paulo. 116 pp.
RAFAEL, J.A.; G.A.R. MELO; C.J.B. de CARVALHO & R. CONSTANTINO (2012). Insetos do Brasil, Diversidade e Taxonomia, 810 p. Holos Editora, Ribeirão Preto.
RIBEIRO-COSTA, C.S. & R.M. ROCHA (2006). Invertebrados: Manual de aulas práticas. 2a edição. Holos Editora, Ribeirão Preto, 271p.
RIGHI, G. (1966). Invertebrados: A Minhoca. Ibecc, São Paulo. 83 p.
RUPPERT, E.E., R.S. FOX & R.D. BARNES (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7a edição. Editora Roca, São Paulo. 1145 p.
TRIPLEHORN, C.A. & JOHNSON, N.F. (2016). Estudo dos insetos. 2a edição, Cengage Learning, São Paulo, ISBN: 978-85-221-2080-2
 

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