Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Anatomia
 
Disciplina: BMA0138 - Anatomia do Aparelho Locomotor
Anatomy of Locomotor System

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: - compreender os aspectos gerais e morfofuncionais dos aparelhos locomotor que constituem o corpo humano, identificando-os e descrevendo-os adequadamente as generalidades sobre ossos, articulações, músculos. - demonstrar e avaliar, com base em sua futura atuação profissional, as relações entre as estruturas anatômicas que formam o plexo braquial e cíngulo do membro superior; porção livre do membro superior; plexo lombossacral e cíngulo do membro inferior; porção livre do membro inferior; esqueleto axial; cabeça e pescoço; tronco: tórax, abdome, pelve e dorso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93791 - Patricia Castelucci
 
Programa Resumido
Generalidades sobre ossos, articulações, músculos, vasos e nervos. Constituintes do aparelho locomotor. Formação de grandes plexos nervosos como o braquial e o lombossacral. Partes e regiões do corpo humano com seus componentes do aparelho locomotor. Funções e disfunções neuromusculares e seus quadros característicos. Pelve e períneo.
 
 
 
Programa
1.Plexo braquial e cíngulo do membro superior; 2.Porção livre do membro superior; 3.Plexo lombossacral e cíngulo do membro inferior; 4.Porção livre do membro inferior; 5.Esqueleto axial; cabeça e pescoço; 6.Tronco: tórax, abdome; 7.Pelve e dorso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Aulas demonstrativas, utilizando-se cadáveres e peças anatômicas previamente preparadas. ATIVIDADES DISCENTES Participação nas aulas teóricas e práticas. Estudo teórico e prático orientado. FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Estudo individual ou em grupo nos laboratórios de aula prática. - Apresentação de trabalhos práticos. Método: provas teóricas e provas práticas.
Critério
Média ponderada das provas. Nota igual ou superior a 5,0 (cinco) (considerando de 0,0 a 10,0) será exigida, para aprovação do aluno. Devendo o aluno, portanto, obter nota igual ou superior a 5,0 na média das avaliações para ser considerado aprovado
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. Dangelo, J.G. e Fattini, C.A. Ed. Atheneu Anatomia Humana Básica. Spencer, AP. Ed Manole Atlas de Anatomia Humana. Sobotta-Becher . Ed Guanabara Anatomia Clínica. Moore. Ed Guanabara
 

Clique para consultar os requisitos para BMA0138

Clique para consultar o oferecimento para BMA0138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP