A disciplina tem como objetivo dissecar peças anatômicas humanas ou regiões de cadáveres para desenvolver um conhecimento detalhado e aprofundado de anatomia humana. Para isso o aluno deverá ter conhecimentos de anatomia humana geral prévios. O aluno deverá ter cursado e ter sido aprovado em disciplina de Anatomia Humana Geral de no mínimo 60 horas. Ao se inscrever na disciplina, o aluno deverá enviar o histórico escolar para o email: pcastel@usp.br para análise. Durante as dissecações os alunos receberam orientações do Docente Responsável. Serão 6 vagas para os alunos de graduação.
No primeiro dia de aula será escolhida uma região para o aluno dissecar. Ele receberá orientações do uso de material de dissecção. Em todo as aulas terá a presença do docente responsável para orientações da dissecção das regiões. As regiões escolhidas serão: região anterior do braço, região anterior do antebraço, região posterior do braço e região posterior do antebraço. Membro inferior: Região anterior da coxa, região posterior da coxa, região anterior da perna, região posterior do perna. Região do abdomen e região posterio do tórax. Cavidade abdominal. Cavidade torácica. Articulações do membro superior e inferior. Cada aluno dissecará uma das regiões escolhidas durante o período da disciplina. O aluno deverá trazer material de dissecção. As aulas de dissecções deverão ser acompanhadas de Atlas de Anatomia descritos na Bibliografia.
1º dia (2 horas): No primeiro dia de aula será escolhida uma região para o aluno dissecar. As regiões escolhidas poderão ser do a) Membro Superior: região anterior do braço, região anterior do antebraço, região posterior do braço e região posterior do antebraço e mão; b) Região do Membro Inferior: região anterior da coxa, região posterior da coxa, região anterior da perna, região posterior do perna e pé; c) região anterior do abdômen; d) região do dorso do tórax; e) cavidade abdominal; f) cavidade torácica e g) articulações do membro superior e inferior. Cada aluno dissecará uma das regiões escolhidas durante o periodo da disciplina. Ele receberá orientações do docente responsável do uso de material de dissecção e será acompanhado e orientado sobre a dissecação de cada região durante as aulas. 2º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 3º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 4º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 5º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 6º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 7º dia ( 2 horas): Dissecção da região escolhida. 8º dia ( 2 horas): Avaliação da peça dissecada. O aluno deverá ser capaz de explicar a peça dissecada, todas as estruturas dissecadas com embasamento teórico da anatomia humana.
DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. - Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ª ed., Rio de Janeiro, Editora Atheneu. MOORE, K.L. – Anatomia orientada para clínica. 6a ed., Rio de Janeiro, Guanabra Koogan. DRAKE, R.L.; VOGL, A.W; MITCHELL, A. W.M. – Gray´s Anatomia para estudantes, 2a ed.,Elsevier. SOBOTTA, J.; BECHER, H. - Atlas de anatomia humana. 23ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, Vols. I, II e II. SCHÜNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMAKER, U.; VOLL, M.; WESKER, K.. - PROMETEUS, Atlas de Anatomia, Guanabra Koogan. NETTER, F. - Atlas de Anatomia, 5a ed., Elsevier