Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Fisiologia e Biofísica
 
Disciplina: BMB0251 - Fisiologia II
Physiology II

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Fornecimento de conhecimentos básicos sobre a Fisiologia Humana, necessários para a compreensão do funcionamento normal do corpo humano, assim como para a compreensão de mecanismos fisiopatológicos relacionados à Odontologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56632 - Ubiratan Fabres Machado
 
Programa Resumido
Fornecimento de conhecimentos básicos sobre a Fisiologia Humana, necessários para a compreensão do funcionamento normal do corpo humano, assim como para a compreensão de mecanismos fisiopatológicos relacionados à Odontologia.
 
 
 
Programa
Fisiologia Digestória: Regulação neuro-hormonal do trato gastrointestinal, Motilidade gástrica e intestinal, Secreções salivar e gástrica, Secreções pancreática e biliar, Digestão e absorção de nutrientes orgânicos, Absorção de água e íons. Fisiologia Renal: Bases da fisiologia renal, Filtração glomerular, Mecanismos tubulares de secreção e reabsorção, Mecanismos de concentração urinária, Regulação do volume e tonicidade do fluido extracelular, Regulação do equilíbrio ácido-básico, Papel do rim em processos regulatórios integrados. Fisiologia Endócrina: Princípios gerais da endocrinologia, Características gerais dos hormônios, Reprodução, crescimento e desenvolvimento, Manutenção da homeostasia: equilíbrio hidro-elétrolítico, ácido-básico, cálcio e nutrientes energéticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
MÉTODOS UTILIZADOS
O ensino da disciplina é ministrado através de aulas teóricas, seminários e aulas práticas. As aulas práticas envolvem experimentações conduzidas pelos próprios alunos, e visam demonstrar fenômenos fisiológicos clássicos. Além disso simulações computacionais de fenômenos fisiológicos são utilizadas pelo aluno na consolidação de seu aprendizado.
Critério
Estudo programado prévio dos conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas teóricas.Preparação dos seminários e resolução de questões orientadoras.Participação ativa na preparação e execução das aulas práticas.
Norma de Recuperação
Quatro (4) avaliações parciais envolvendo os conteúdos desenvolvidos, na forma de questões objetivas, dissertativas ou mesmo resolução de problemas que envolvam a utilização dos conhecimentos adquiridos. Nota igual ou superior a 5,0 (cinco) será exigida, para aprovação do aluno, em cada uma das 4 avaliações parciais._______________________________OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
Edições indicadas ou mais recentes dos seguintes textos:
Fisiologia, M. M. Aires, Guanabara Koogan, 4a ed., 2012.
Fisiologia Básica, R. Curi & J. Procópio, Guanabara Koogan, 2009.
Fisiologia, R. Berne & M. Levy, Guanabara-Koogan, 6a ed., 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para BMB0251

Clique para consultar o oferecimento para BMB0251

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP