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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Ciências Biomédicas
 
Fisiologia e Biofísica
 
Disciplina: BMB0255 - Fisiologia I
Physiology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Conhecer as interrelações dos sistemas digestório e nervoso.
Compreender o funcionamento do corpo na perspectiva biopsicossocial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2963843 - José Donato Júnior
 
Programa Resumido
Fisiologia básica. Integração dos conceitos de célula, tecido, órgão e corpo. Funcionamento dos sistemas digestório e nervoso.
 
 
 
Programa
Fisiologia Celular: princípios gerais da fisiologia, membrana celular, transporte em membranas; Bioeletrogênese; Comunicação e sinalização intercelular; introdução à neurofisiologia; sistema nervoso como sistema integrador; homeostase; plasticidade neural; integração sensório-motora; gustação; acuidade sensorial; sensibilidade tátil; adaptação sensorial de termoceptores; sistemas motores; organização hierárquica; sistema motor somático; sistema motor visceral; órgãos efetores; divisões simpática, parassimpática e entérica; hipotálamo; regulação visceral e do meio interno: integração do sistema nervoso autônomo, somático e endócrino; hipotálamo-hipófise; sistemas motivacionais e regulação neural do comportamento; comportamento alimentar; organização geral do trato gastrointestinal; secreção salivar; deglutição; fisiologia do estômago; fisiologia do fígado; secreção pancreática; fisiologia do intestino delgado; fisiologia do intestino grosso e transporte de água e eletrólitos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; aulas práticas; seminário.
Critério
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas.
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Coerência na explicitação de conceitos;
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente;
Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos;
Organização lógica das idéias e da argumentação apresentada;
Demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Aires MM. Fisiologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2008.
2. Ganong WF. Fisiologia médica. 22.ed. McGrall Hill; 2006.
3. Guyton AC. Tratado de fisiologia médica. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 1996.
4. Shils ME. Nutrição moderna na saúde e na doença. 10.ed. São Paulo: Manole; 2009.
 

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