Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Fisiologia e Biofísica
 
Disciplina: BMB0264 - Balanço Ácido-Base do Meio Interno
Acid-Base Balance of the Internal Medium

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Estudar os mecanismos físico-químicos responsáveis pela manutenção do pH dos fluidos corporais do organismo (extra e intracelular). Entender como um tampão funciona e como os tampões do organismo evitam alterações excessivas na concentração do íon H+ frente adição de ácido ou base. Entender a diferença entre ácido volátil e ácido fixo, suas fontes metabólicas e como são excretados. Entender a equação de Henderson-Hasselbalch para descrever o principal tampão plasmático (par CO2/HCO3) e tampão urinário (par NH3/NH4+), assim como outros tampões do organismo. Entender o mecanismo catalítico da enzima anidrase carbônica (AC) que realiza a interconversão de CO2 a HCO3 ou vice-versa. Analisar os mecanismos envolvidos no transporte de H+ através das membranas celulares e epitélios, tais como os epitélios tubulares renais. Analisar o transporte de CO2 (e NH3) por difusão e através de proteínas de membrana específicas. Entender os mecanismos envolvidos com a manutenção da PCO2 arterial. Entender os mecanismos envolvidos na reabsorção de HCO3 e na geração de HCO3 novo e os locais do néfron onde esses processos ocorrem. Quais os fatores que afetam a reabsorção de HCO3 e a geração de HCO3 novo. Entender o papel do néfron distal no balanço ácido-básico. Entender que o sistema respiratório (que controla os níveis de CO2 do sangue) e o sistema renal (que controla os níveis de HCO3-) são os dois sistemas críticos na regulação do balanço ácido básico do organismo. Estudar o efeito dos distúrbios ácido-básicos do meio extracelular no pH intracelular e no cálcio do organismo.
 
 
 
Programa Resumido
A regulação da concentração de H+ (ou do pH) de células e fluídos corporais é um dos mais importantes processos fisiológicos, uma vez que a estrutura conformacional e função das proteínas são diretamente influenciadas pelo pH. O organismo apresenta sistemas altamente eficientes para manter o pH do fluído extracelular (plasma/interstício), intracelular e de vários outros compartimentos (exemplo: fluido cerebroespinhal) dentro de uma faixa de variação das mais estreitas, garantindo, dessa forma, o funcionamento adequado do organismo e células individuais. O estudo dos aspectos fisico-químicos envolvidos na manutenção do pH dos fluidos corporais, bem como dos mecanismos de transporte (CO2, HCO3, H+, e NH3/NH4+) através das membranas celulares e epitélios utilizados, permite a compreensão da homeostase do meio interno através do sistema tampão, pulmão e rim, da homeostase do citosol e do transporte transepitelial de H+.
 
 
 
Programa
1. Introdução ao Curso. 2. Princípios físico-químicos fundamentais: definição de ácido e base. pH. Lei de Ação das Massas. Sistema tampão. Sistema tampão não HCO3-. Como um tampão funciona. Equação de Henderson-Hasselbalch. Capacidade tamponante. 3. Sistema tampão CO2/HCO3-. Anidrase Carbônica. Sistema Fechado. Sistema Aberto. 4. Primeira parte da aula. Origem da diferença de potencial transtubular renal. Segunda parte da aula. Medidas do pH intracelular, extracelular. 5. Estudo. 6. Homeostase Ácido-Base Respiratória. Ácido-fixo. Ácido volátil. Regulação da PCO2 arterial: transporte de CO2 entre pulmão e tecidos. 7. Mecanismos de transporte de ácido e base ao longo do néfron. 8. Transporte de CO2 e/ou NH3/NH4+ ao longo do néfron. 9. Papel do rim na regulação do pH. Reabsorção de HCO3. Geração de HCO3 novo. Atividade da Anidrase Carbônica, isoformas IV e II. Papel das AQPs e proteínas Rh na regulação do pH. 11. Apresentação de Artigos. 12. Discussão
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será ministrada uma prova dissertativa.
Critério
O aluno deverá obter nota superior a cinco nessa prova.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
Fisiologia Básica.
 

Clique para consultar os requisitos para BMB0264

Clique para consultar o oferecimento para BMB0264

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP