Estudar os mecanismos físico-químicos responsáveis pela manutenção do pH dos fluidos corporais do organismo (extra e intracelular). Entender como um tampão funciona e como os tampões do organismo evitam alterações excessivas na concentração do íon H+ frente adição de ácido ou base. Entender a diferença entre ácido volátil e ácido fixo, suas fontes metabólicas e como são excretados. Entender a equação de Henderson-Hasselbalch para descrever o principal tampão plasmático (par CO2/HCO3) e tampão urinário (par NH3/NH4+), assim como outros tampões do organismo. Entender o mecanismo catalítico da enzima anidrase carbônica (AC) que realiza a interconversão de CO2 a HCO3 ou vice-versa. Analisar os mecanismos envolvidos no transporte de H+ através das membranas celulares e epitélios, tais como os epitélios tubulares renais. Analisar o transporte de CO2 (e NH3) por difusão e através de proteínas de membrana específicas. Entender os mecanismos envolvidos com a manutenção da PCO2 arterial. Entender os mecanismos envolvidos na reabsorção de HCO3 e na geração de HCO3 novo e os locais do néfron onde esses processos ocorrem. Quais os fatores que afetam a reabsorção de HCO3 e a geração de HCO3 novo. Entender o papel do néfron distal no balanço ácido-básico. Entender que o sistema respiratório (que controla os níveis de CO2 do sangue) e o sistema renal (que controla os níveis de HCO3-) são os dois sistemas críticos na regulação do balanço ácido básico do organismo. Estudar o efeito dos distúrbios ácido-básicos do meio extracelular no pH intracelular e no cálcio do organismo.
A regulação da concentração de H+ (ou do pH) de células e fluídos corporais é um dos mais importantes processos fisiológicos, uma vez que a estrutura conformacional e função das proteínas são diretamente influenciadas pelo pH. O organismo apresenta sistemas altamente eficientes para manter o pH do fluído extracelular (plasma/interstício), intracelular e de vários outros compartimentos (exemplo: fluido cerebroespinhal) dentro de uma faixa de variação das mais estreitas, garantindo, dessa forma, o funcionamento adequado do organismo e células individuais. O estudo dos aspectos fisico-químicos envolvidos na manutenção do pH dos fluidos corporais, bem como dos mecanismos de transporte (CO2, HCO3, H+, e NH3/NH4+) através das membranas celulares e epitélios utilizados, permite a compreensão da homeostase do meio interno através do sistema tampão, pulmão e rim, da homeostase do citosol e do transporte transepitelial de H+.
1. Introdução ao Curso. 2. Princípios físico-químicos fundamentais: definição de ácido e base. pH. Lei de Ação das Massas. Sistema tampão. Sistema tampão não HCO3-. Como um tampão funciona. Equação de Henderson-Hasselbalch. Capacidade tamponante. 3. Sistema tampão CO2/HCO3-. Anidrase Carbônica. Sistema Fechado. Sistema Aberto. 4. Primeira parte da aula. Origem da diferença de potencial transtubular renal. Segunda parte da aula. Medidas do pH intracelular, extracelular. 5. Estudo. 6. Homeostase Ácido-Base Respiratória. Ácido-fixo. Ácido volátil. Regulação da PCO2 arterial: transporte de CO2 entre pulmão e tecidos. 7. Mecanismos de transporte de ácido e base ao longo do néfron. 8. Transporte de CO2 e/ou NH3/NH4+ ao longo do néfron. 9. Papel do rim na regulação do pH. Reabsorção de HCO3. Geração de HCO3 novo. Atividade da Anidrase Carbônica, isoformas IV e II. Papel das AQPs e proteínas Rh na regulação do pH. 11. Apresentação de Artigos. 12. Discussão
Fisiologia Básica.