Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Fisiologia e Biofísica
 
Disciplina: BMB0267 - Regulação Central do Balanço Energético e da Homeostase Glicêmica
Central Regulation of Energy Balance and Glycemic Homeostasis

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo oferecer oportunidade para que alunos interessados no papel do sistema nervoso central na regulação do balanço energético e na homeostase glicêmica possam interagir com seus pares e discutir conhecimentos atualizados sobre o tema. Alunos que tenham interesse em se aprofundar em temas que envolvem neurofisiologia e apresentam expertise em outras áreas do conhecimento (medicina, nutrição, educação física, biologia, farmacologia, entre outros) são bem vindos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2963843 - José Donato Júnior
 
Programa Resumido
A incidência de doenças metabólicas como a obesidade e o diabetes mellitus vem crescendo de forma preocupante. Dessa maneira, mais pesquisadores têm se interessado por temas que envolvem os mecanismos relacionados com essas patologias. Dessa forma, essa disciplina pode reunir grupos interessados nesse assunto e que busquem formas de compartilhar seu conhecimento, discutir temas atuais e se atualizar nesse assunto.
 
 
 
Programa
Entre outros temas que serão abordados em cada uma das aulas estão: • Mecanismos que permitem o sistema nervoso detectar a disponibilidade de nutrientes/energia e a ingesta alimentar • Hormônios do trato gastrointestinal que regulam o balanço energético • Papel da leptina e da insulina no controle do balanço energético • Circuitos hipotalâmicos que regulam o balanço energético e a homeostase glicêmica • Circuitos extra-hipotalâmicos que regulam o balanço energético e a homeostase glicêmica • Mecanismos eferentes capazes de regular o gasto energético e o controle periférico da glicemia • Ambiente versus mecanismos de homeostase no controle do peso corporal em longo prazo • Causas e mecanismos moleculares que predispõe a obesidade e o diabetes mellitus • Terapias para o tratamento da obesidade e do diabetes mellitus
 
 
 
Avaliação
     
Método
A dinâmica da disciplina consistirá na escolha semanal de alguns artigos científicos, que deverão ser lidos com antecedência, e serão apresentados pelos alunos que cursam a disciplina. Dessa apresentação resultará a discussão do tema da aula. Será apenas 1 período de aula por semana (total de 3 a 4 horas), durante 8 semanas.
Critério
Participação ativa em solução de problemas durante os seminários e preparação e apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
DONATO Jr. et al. Capítulo 23: Obesidade. In: Tirapegui J. (Org.). Nutrição: Fundamentos e Aspectos Atuais. 3ed. São Paulo: Atheneu, 2013, p.371-390. DONATO Jr. et al. Capítulo 29: Mecanismos da regulação do peso corporal e a influência da atividade física. In: Tirapegui J. (Org.). Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. 2ed. São Paulo: Atheneu, 2012, p.391-408. Elias et al. Capítulo 26: Controle Neuroendócrino do Comportamento Alimentar. In: Aires M. (Org.). Fisiologia, 4ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2012, p.361-376, Hofker and Deursen, Transgenic Mouse Methods and Protocols, second edition, Springer, 2011. Sambrook and Russel, Molecular Cloning: a laboratory manual, third edition, Cold Spring Harbor Laboratory Press, 2001. Literatura adicional de artigos científicos será sugerida no decorrer da disciplina.
 

Clique para consultar os requisitos para BMB0267

Clique para consultar o oferecimento para BMB0267

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP