Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Biologia Celular e do Desenvolvimento
 
Disciplina: BMC0133 - Biologia Tecidual
Tissue Biology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa fornecer as bases fundamentais sobre a origem, organização, interações e funções dostecidos animais ao nível de microscopia óptica e eletrônica, propiciando subsídios para estudos de fisiologia e zoologia
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
787968 - Fábio Siviero
66178 - Maria Ines Borella
 
Programa Resumido
Aulas teóricas expositivas, ilustradas com apresentação de modelos e de projeções de diapositivos.Aulas práticas com exame de preparados histológicos ao microscópio, ilustradas com projeção de diapositivos de lâminas e de micrografias eletrônicas.
 
 
 
Programa
Organização das células em tecidosTecido Epitelial de Revestimento Tecido Epitelial GlandularTecidos Conjuntivos: Células, Fibras e TiposTecidos de SustentaçãoTecidos MuscularesTecido NervosoCélulas do Sangue e Vasos SanguíneosÓrgãos Linfáticos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, ilustradas com apresentação de modelos e de projeções de diapositivos.Aulas práticas com exame de preparados histológicos ao microscópio, ilustradas com projeção de diapositivos de lâminas e de micrografias eletrônicas.
Critério
Assistir as aulas teóricas; participar das aulas práticas de microscopia óptica e preparar textos escolhidos para discussão, seminários. e/ou mini-congressos .
Norma de Recuperação
Provas teóricas sob a forma de testes objetivos e/ou dissertativas.Provas práticas pelo reconhecimento e diagnóstico das estruturas presentes em modelos, micrografias e lâminas histológicas ao microscópio._______________________________OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.Apresentação de seminários ou painéis.



 
Bibliografia
     
WHEATER - Histologia Funcional - 3º Ed. - G. Koogan, 1994

JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J.- Histologia Básica. Editora Guanabara Koogan, 12a ed. 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para BMC0133

Clique para consultar o oferecimento para BMC0133

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP