Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Ciências Biomédicas
 
Biologia Celular e do Desenvolvimento
 
Disciplina: BMC0146 - Placenta e Placentação: aspectos básicos e clínicos
Placenta and Placentation- Basics and Clinical Aspects

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é fornecer as bases e atualidades da Biologia da Placenta e Placentação alertando o Obstetriz da importancia do acompanhamento da formação adequada da placenta e da análise desta estrutura ao longo da gestação como ferramenta diagnóstica e preditora de saude e doença materna e fetal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89177 - Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua
 
Programa Resumido
O programa abordará os aspectos morfofuncionais da formação palcentária desde o momento da implantação embrionária, as conhecidas complicações de inserção, estrutura e função da placenta, patologias associadas de maior incidências morbidade fetal e morbidade fetal e materna, análise placentária macroscópica e biométrica e a placenta como ferramenta diagnóstica durante a gestação e após o parto.
 
 
 
Programa
Fatores pré-implantacionais - formação do blstocisto, necessidades hormonais, janela da implantação, receptividade uterina, ativação do blastocisto, fatores de ativação uterina, diálogo materno-embrionário. Implantação embrionária - desenvolvimento embrionário, principais alterações uterinas, perfil hormonal, angiogênese, faltores inibidores da implantação embrionária, morfologia da implantação (aproximação, adesão e invasão do endométrio). Formação e desenvolvimento da placenta - 1º trimestre .Desenvolvimento da placenta - 2º e 3º trimestre Funções da placenta, insuficiência placentária. Perfil hormonal da gestação e distúrbios placentários, patologias gestacionais associadas à placentação (inserção placentária) ou com consequencias à fisiologia placentária. Invasão endometrial normal e patológica: tumores placentários. Pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Placenta como ferramenta diagnóstica durante a gestação e após o parto Seminários Visitas a centros obstétricos Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Serão ministradas aulas teóricas introdutórias ou sobre tópicos específicos. Ainda, as aulas teóricas serão acompanhadas por palestras clínicas espcializadas. Como atividades práticas havera: 1. estudo prático com exame de preparados macroscópicos e histológicos ao microscópia; 2. visitas a centros obstétricos; 3. preparo de temas de temas específicos oiundos de publicações especializadas e atualizadas, sempre que possível seguindo um roteiro de questionamentos pertinentes ao tema. A esta atividade seguir-se-a discussões sobre a forma de forum incluindo a participação de alunos e convidados especialistas; 4. preparação e apresentação de murais elucidativos e de conteúdo relevante sobre o tema acompanhado por arguição e discussão. O aluno deverá assistir às aulas teóricas; analisar os preparados sobre microscopia óptica, realizar visitas a centros obstétricos recomendados, elaborar seminários sobre temas recomendados e preparar murais para apresentação pública sobre temas relevantes ao assunto da disciplina.
Critério
Provas teóricas sob a forma de testes objetivos e/ ou dissertativas Provas práticas pelo reconhecimento e diagnóstico das estruturas presentes em modelos, micrografias e lâminas histológicas ao microscópio. Apresentaçõ de seminários ou murais com arguição oral.
Norma de Recuperação
Serão oferecida prova de recuperação (RES. COG. 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1º semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2º semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
J. Langman. Embriologia Médica. Guanabara Koogan. K. Benirschke and P. Kaufmann. Pathology of, the human placenta. Springer Publicações e revisões científicas em revistas especializadas.
 

Clique para consultar os requisitos para BMC0146

Clique para consultar o oferecimento para BMC0146

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP