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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Biologia Celular e do Desenvolvimento
 
Disciplina: BMC0146 - Placenta e Placentação: aspectos básicos e clínicos
Placenta and Placentation: Basic and Clinical Aspects

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é fornecer as bases e atualidades da Biologia da Placenta e Placentação alertando o Obstetriz da importância do acompanhamento da formação adequada da placenta e da análise desta estrutura ao longo da gestação como ferramenta diagnóstica e preditora de saúde e doença materna e fetal.

Os objetivos específicos da disciplina incluem:
1) Fornecer as bases da biologia das células placentárias;
2) Analisar as correlações histofisiológicas e organização geral da placenta ao longo da gestação, na saúde e na doença;
3) Estudar dentro das principais patologias gestacionais a o papel da placenta na defesa fetal e na manutenção da homeostasia do organismo materno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665011 - Chao Yun Irene Yan
89177 - Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua
 
Programa Resumido
O programa abordará os aspectos morfofuncionais da formação placentária desde o momento da implantação embrionária até o parto, estrutura e função da placenta, patologias gestacionais associadas e de maior incidência, e a placenta como ferramenta de estudo biomédico e diagnóstica durante a gestação e após o parto. 

A disciplina será ministrada sob a forma de videoaulas teóricas introdutórias ou sobre tópicos específicos, seguida de um estudo prático com exame de preparados histológicos ao microscópio virtual de preparados de placentas nas diferentes fases da gestação. Esta atividade prática será acompanhada de roteiro com questões para estudo e discussões sobre a forma de fórum que incluam a participação dos alunos. Os estudantes, ainda a cada aula, deverão preparar desafios pedagógicos específicos (atividades pedagógicas complementares). 

Como atividade pedagógica complementar, ao fim de cada aula, os alunos divididos em grupos e obedecendo cronograma previamente divulgado, deverão apresentar atividades por eles desenvolvidas, que incitem a discussão do tema, tais como preparar entrevistas online com especialistas da área ou ainda preparar e apresentar seminários e/ou painéis, a partir de artigos científicos publicados em revistas internacionais de grande divulgação, cujo tema esteja relacionado com as funções e atividades placentárias ou com doenças da gestação, em que a placenta se insere como fator de relevância. 

Estas atividades visam principalmente estimular a discussão de mecanismos e vias celulares e moleculares que embasem as funções e patologias placentárias como uma ferramenta associativa entre a pesquisa básica e a clínica nesta área. 

Todas estas atividades complementares comporão a média final da Disciplina.
 
 
 
Programa
1. Fase pré-implantacional – desenvolvimento e ativação do blastocisto, janela da implantação, receptividade uterina, diálogo materno-embrionário. Mecanismos celulares e moleculares;
2. Implantação embrionária – desenvolvimento embrionário, principais alterações uterinas, perfil hormonal, angiogênese, morfologia da implantação (aproximação, adesão e invasão do endométrio). Mecanismos celulares e moleculares;
3. Formação e desenvolvimento da placenta - 1ºtrimestre, 2º e 3º trimestre, funções da placenta e consequências da insuficiência placentária;
4. Perfil hormonal da gestação e distúrbios placentários hormonais;
5. Invasão endometrial normal e patológica;
6. Hipertensão gestacional e Pré-eclâmpsia;
7. Placenta como ferramenta diagnóstica durante a gestação e após o parto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Serão ministradas aulas teóricas introdutórias ou sobre tópicos específicos. Ainda, as aulas teóricas serão acompanhadas por palestras clínicas espcializadas. Como atividades práticas havera: 1. estudo prático com exame de preparados macroscópicos e histológicos ao microscópia; 2. visitas a centros obstétricos; 3. preparo de temas de temas específicos oiundos de publicações especializadas e atualizadas, sempre que possível seguindo um roteiro de questionamentos pertinentes ao tema. A esta atividade seguir-se-a discussões sobre a forma de forum incluindo a participação de alunos e convidados especialistas; 4. preparação e apresentação de murais elucidativos e de conteúdo relevante sobre o tema acompanhado por arguição e discussão. O aluno deverá assistir às aulas teóricas; analisar os preparados sobre microscopia óptica, realizar visitas a centros obstétricos recomendados, elaborar seminários sobre temas recomendados e preparar murais para apresentação pública sobre temas relevantes ao assunto da disciplina.
Critério
Para compor a nota final da disciplina serão atribuídas notas às seguintes atividades: Prova teórico-prática sob a forma de testes objetivos; Atividades pedagógicas complementares com arguição.
Norma de Recuperação
Serão oferecida prova de recuperação (RES. COG. 3583/89), exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
1. Langman. Embriologia Médica. Guanabara Koogan.
2. Schoenwolf et al. Larsen Embriologia Humana. 5Ed. Guanabara Koogan.
3. Carlson BM. Embriologia Humana e Biologia do Desenvolvimento. Guanabara Koogan.
4. K. Benirschke and P. Kaufmann. Pathology of the Human Placenta. Springer Publicações.
5. M. Zugaib. Obstetrícia. Manole.
3. Histology guide – virtual microscopy laboratory (http://www.histologyguide.com)
7. Revisões e artigos científicos.
 

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