O objetivo principal é fazer com que o aluno de Odontologia conheça os aspectos morfológicos e estruturais bacterianos, os nutrientes e fatores necessários para o crescimento bacteriano e seu metabolismo. Também, deverá conhecer a genética bacteriana, os antimicrobianos com seus mecanismos de ação e de resistência bacteriana. Deverá conhecer os métodos de controle de microrganismos por agentes físicos e químicos. Conhecimento do papel que desempenha a microbiota residente na saúde e na doença. Deverá conhecer as características gerais dos virus e fungos, morfologias, e formas de multiplicação e controle dos mesmos. Entenderá como agem os fatores de virulência, patogenia, e formas de transmissão, epidemiologia, controle e diagnóstico dos principais patógenos para ser humano (bactérias, fungos e vírus) na área médica-odontológica. No laboratório, por meio das aulas práticas, o aluno conhecerá os procedimentos utilizados no isolamento, identificação, determinação da susceptibilidade a drogas antimicrobianas e no controle da população bacteriana e fúngica.
Teórico: Introdução ao estudo da Microbiologia. Morfologia e estrutura dos microrganismos. Nutrição e crescimento bacteriano. Metabolismo bacteriano: aspectos fisiológicos e bioquímicos. Genética bacteriana. Controle da população microbiana: agentes físicos e químicos, métodos gerais de esterilização e desinfecção. Agentes antimicrobianos. Resistência bacteriana às drogas. Estudo geral dos fungos de interesse em Odontologia. Estudo geral dos vírus de interesse em Odontologia. Microbiota residente do corpo humano. Infecção e fatores de virulência bacteriana. Estudo da morfologia, cultivo, patogenicidade, transmissão, epidemiologia, diagnóstico e controle de bactérias bucais facultativas e anaeróbias de interesse em Odontologia. Vírus respiratórios e dermotrópicos exantemáticos. Prático: Citologia e morfologia bacteriana. Métodos de coloração. Meios de cultura. Técnicas de isolamento e identificação. Conhecimento in vitro de alguns microrganismos da cavidade bucal e trato intestinal. Testes de susceptibilidade aos antimicrobianos. Técnicas de controle de microrganismos por métodos físicos e químicos. Técnicas de estudo em Micologia.
1. Trabulsi, L.R. Microbiologia. 5ª Ed., 2008. 2. Microbiologia de Brock, 12ª Ed., 2010. 3. Tortora, Funke, Case. Microbiologia. 10ª Ed., 2012. 4. Murray, Rosenthal, Pfaller. Microbiologia médica. 6ª Ed., 2010. 5. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 2ª Ed., 2012. 6. Microbiologia ilustrada. Harvey, Champe, Fisher. 2ª Ed., 2008. 7. De Lorenzo, J.L. Microbiologia, ecologia e imunologia aplicadas à clínica odontológica. 2010.