Conduzir o aluno a reconhecer a importância dos microrganismos no meio ambiente e nos agravos à saúde humana; a relacionar os microrganismos entre si e com os demais seres vivos. Despertar o aluno para o papel do profissional de enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas. Fornecer noções básicas sobre técnicas de isolamento e identificação de microrganismos e de controle de populações microbianas. Transmitir informações sobre os principais agentes causadores de infecções humanas e seus respectivos mecanismos de controle.
1- Aspectos básicos dos microrganismos 2- Microbiota dos seres humanos 3- Estrutura , fisiologia e genética das bactérias. 4- Métodos e ações para desinfecção e esterilização de materiais e superfícies 5- Características da resposta imune no processo infeccioso 6- Bactérias patogênicas 7- Métodos de controle e mecanismos de ação dos antibióticos 8- Características e tipos de vírus – métodos de replicação viral 9- Infecções causadas por vírus, estratégias vacinais e antivirais 10- Caracterização morfológica e ecológica dos Fungos 11- Doenças causadas pelos Fungos 12- Diagnóstico de infecções fúngicas e formas de tratamento.
Teórico: Introdução à Microbiologia. Ecologia de Microrganismos. Microbiota normal do corpo humano. Relações hospedeiro-parasita. Princípios da transmissão dos agentes infecciosos. Esterilização e Desinfecção. Genética Microbiana. Morfologia e estrutura bacteriana. Fisiologia bacteriana. Antimicrobianos. Morfologia e fisiologia dos fungos. Propriedades gerais dos vírus. Infecções por cocos Gram positivos, bacilos Gram positivos, bacilos Gram negativos, micobactérias e bactérias espiraladas. Principais agentes bacterianos produtores de meningite. Doenças bacterianas sexualmente transmissíveis. Diagnóstico laboratorial das infecções bacterianas. Fungos produtores de micoses superficiais e cutâneas. Fungos produtores de micoses profundas I (Candiose e criptococose). Fungos produtores de micoses profundas II (Paracoccidioidomicose e Histoplasmose). Diagnóstico laboratorial das micoses. Vírus entéricos e hepatites virais. Arbovírus. Vírus dermotrópicos. Vírus respiratórios. AIDS. Diagnóstico laboratorial das viroses. Teórico/Prático: Culturas em meios sólidos e líquidos de bactérias e fungos. Cadeias de transmissão e de contato. Demonstração da observação microscópica de bactérias e fungos Noções de assepsia, desinfecção e esterilização : Antissepsia da pele. Controle microbiológico pelo calor Isolamento de fungos e bactérias do meio ambiente e organismo humano. Colorações usuais em bacteriologia. Observação das principais formas e estruturas bacterianas. Antibiograma. Isolamento e identificação de cocos gram positivos e cocos gram negativos. Identificação de bacilos gram positivos e gram negativos. Identificação de Leptospira e Treponema. Coloração D e Ziehl-Neelsen para bacilos álcool-ácido resistentes. Isolamento de vírus de material clínico. Método de diagnóstico rápido das viroses. O efeito citopático de diversos vírus. Reação de hemaglutinação e inibição de hemaglutinação. Identificação de fungos patogênicos. Isolamento e Identificação de fungos produtores de micoses superficiais e cutâneas. Isolamento de dermatófitos do solo. Isolamento e Identificação de Candida spp. e Cryptococcus neoformans. Identificação de Paracoccidioides brasiliensis e Histoplasma capsulum. Método: Aulas teóricas expositivas, exercícios realizados através de grupos de discussão, fóruns de discussão e atividades teórico-práticas, realizadas de forma presencial ou remota, utilizando ferramentas síncronas e assíncronas.
Brock, T.D. et al., MICROBIOLOGIA DE BROCK. 14ª Ed. Artmed, 2016 Murray PR; Rosenthal KS; Pfaller MA. Microbiologia Médica . Ed. Mosby-Elsevier. 6ª edição, 2009. Trabulsi LR; Alterthum F. Microbiologia. Ed. Atheneu. 6a Edição. 2015. Tortora, G.J.; Funke, B.R.; Case, C.L. MICROBIOLOGIA, 12ª Ed. Artmed, 2017.