Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Microbiologia
 
Disciplina: BMM0450 - Microbiologia Básica
Basic Microbiology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos do Curso de Fisioterapia uma formação básica em Microbiologia como subsídio para uma atuação profissional competente e segura
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4788149 - Carlos Pelleschi Taborda
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Teórico:- Segurança no laboratório de microbiologia, importância da microbiologia na carreira do fisioterapeuta, biologia das bactérias, fungos e vírus. Estrutura, crescimento, nutrição, metabolismo e genética. Relações dos microrganismos com diferentes hospedeiros, com o ambiente e sua interface com o fisioterapeuta. A microbiota normal e sua importância nos processos de defesa do hospedeiro. Conseqüências que advém do desiquilíbrio da microbiota. Os microrganismos como agentes causadores de doenças: fatores de virulência (estrutura e produtos metabólicos). O controle dos microrganismos: ação dos agentes físicos, químicos e quimioterápicos.- Mecanismos microbianos de resistência aos agentes físicos, químicos e quimioterápicos e suas conseqüências no controle das infecções. - Prevenção da disseminação das doenças transmissíveis. Prático: - Microscopia, morfologia bacteriana. Semeadura de bactérias e fungos para isolamento em meio de cultura. Coloração de Gram. Transmissibilidade. Controle por agentes químicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Parte teórica: aulas expositivas com recursos áudio-visuais; testes e exercícios de orientação de estudo; debates sobre temas específicos; seminários.
Parte prática: com a turma de alunos organizada em grupos de 4-5 pessoas exercícios práticos em laboratório, incluindo: microscopia óptica; cultivo de microrganismos; testes para identificação de microrganismos.

Critério
Os alunos devem participar de todas as atividades do ensino teórico, das discussões em grupo e apresentações de seminários. Na parte prática os alunos devem executar os experimentos práticos e elaborar relatórios de atividades. Provas escritas, testes de acompanhamento, participação em seminários, elaboração de relatórios de atividades práticas . Freqüência mínima de 70% nas aulas práticas e teóricas.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
TRABULSI e ALTERTHUM. Microbiologia. 4ª edição. Editora Atheneu, 2004.
MADIGAN, MARTINKO e PARKER. Microbiologia de BROCK. 10º edição. Pearson 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para BMM0450

Clique para consultar o oferecimento para BMM0450

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP