Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Parasitologia
 
Disciplina: BMP0103 - Biologia Celular e Molecular de Parasitas
Molecular and Cellular Biology of Parasites

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos de graduação em diversos cursos da área biológica as bases para compreensão da relação parasita- hospedeiro utilizando como modelos os parasitas mais importantes para o homem. Serão abordados aspectos da Biologia Molecular e Celular de protozoários e helmintos, visando oferecer aos alunos uma visão abrangente da diversidade de parasitas, de hospedeiros e de estratégias evolutivas utilizadas por estes organismos. Esta disciplina tem como principais objetivos estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Imunologia com a Parasitologia contemporânea, que é multidisciplinar e dinâmica. O curso compreende aulas teóricas, seminários e práticas sobre Protozoários e Helmintos. As aulas práticas serão ministradas paralelamente às teóricas, com a participação efetiva dos alunos. O objetivo desta estratégia é apresentar aos alunos diversos parasitas e, com a utilização de alguns modelos, introduzi-los aos principais métodos empregados no estudo dos parasitas e das relações destes com seus hospedeiros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92309 - Carlos Eduardo Winter
52284 - Marta Maria Geraldes Teixeira
6310240 - Mauro Javier Cortez Véliz
 
Programa Resumido
A disciplina Parasitologia Celular e Molecular tem como objetivo fornecer aos alunos de graduação as bases para compreensão da relação parasita-hospedeiro utilizando os seguintes modelos: protozoários e helmintos importantes como patógenos para o homem. Serão abordados aspectos celulares e moleculares, oferecendo aos alunos uma visão abrangente da diversidade de parasitas e de seus hospedeiros e estratégias evolutivas. O curso compreende aulas práticas, que serão ministradas paralelamente às teóricas, com a participação efetiva dos alunos. O objetivo desta estratégia é apresentar aos alunos diversos parasitas e, com a utilização de alguns modelos, introduzi-los aos principais métodos empregados no estudo dos parasitas e das relações destes com seus hospedeiros.
 
 
 
Programa
PROGRAMA: 1. Introdução: a Conceitos e estratégias evolutivas b. Classificação de Parasitas: protozoários e helmintos c. Biologia Celular e Molecular dos parasitas. 2. Protozoários: a. Tripanossomatídeos: Trypanosoma spp. (T. cruzi, T. rangeli, T. brucei, T. evansi, T. vivax); tripanossomatídeos de insetos e plantas, Leishmania spp. b. Plasmodium spp. , Toxoplasma gondii c. Entamoeba histolytica e amebas de vida livre (Acanthamoeba),Giardia e Trichomonas,Cryptosporidium d. Blastocystis, Dientamoeba fragilis 3. Helmintos: 3.1. Nematoides a. Intestinais: Strongyloides, Ancilostomídeos, Enterobius, Ascarídeos, Trichuris b. Filárias: Wuchereria, Brugia, Onchocerca c. Outros: Toxocara, Trichinella 3.2. Platelmintos a.Trematoides: Scistosoma mansoni b. Cestodes: Taenia, Echinococcus granulosus 3.3. Vetores a. Artrópodes b. Moluscos Itens abordados nas aulas de Protozoários e Helmintos: a. Aspectos estruturais e ultra estruturais b. Nutrição e metabolismo intermediário c. Ciclos de vida, estabelecimento da infecção e sobrevivência nos hospedeiros d. Biologia do desenvolvimento e. Relação parasito - hospedeiro: e.1. Respostas do hospedeiro à presença do parasito e.2. Mecanismos de escape do parasito às defesas do hospedeiro e.3. Mecanismos de patogenicidade. f. Vetores, transmissão e controle integrado g. Alvos, mecanismos de ação e resistência a drogas usadas na terapia de parasitoses h. Alvos, moléculas e abordagens utilizadas no desenvolvimento de vacinas contra parasitas. i. Diagnóstico: métodos moleculares e imunológicos. j. Polimorfismo genético, classificação e filogenia - da morfologia à Biologia Molecular.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Teóricas: Seminários, exercícios em grupo Aulas Práticas: Cultivo "in vitro" de protozoários e infecção de culturas de células. Cultivo "in vitro" de protozoários e infecção de culturas de células. Cultivo de nematoides e isolamento de espécies de vida livre. Microscopia. Extração, digestão com enzimas de restrição e eletroforese de DNA. Amplificação de DNA:PCR. Métodos utilizados no estudo de polimorfismo genético. Sequenciamento de DNA e análise computacional.
Critério
ATIVIDADES DISCENTES Seminários. Discussões de exercícios em grupo. Discussões de relatórios de aulas práticas. Aulas Práticas: realização de experimentos e relatórios. Seminários.
Norma de Recuperação
Os alunos reprovados com média entre três (3,0) e quatro e nove (4,9) serão submetidos à prova de recuperação. Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2º semestre. A nota final será igual à média aritmética da nota da prova de recuperação e da nota final anterior.
 
Bibliografia
     
- Parasitologia - Luís Rey (Ed. Guanabara Koogan) - Foundations of Parasitology - Gerald D. Smith and Larry S. Robert (Ed. WCB Publishers). - Modern Parasitology - F.E.G.Cox (Ed. Blacwell Scientific Publications). - Parasitology: The Biology of Animal Parasites - Noble, E.R. & Noble, E.R. (Ed.Lea & Febiger). Artigos recentes da literatura científica.
 

Clique para consultar os requisitos para BMP0103

Clique para consultar o oferecimento para BMP0103

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP