Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0001 - Temas e Prática em Relações Internacionais
Themes and Pratice in International Relations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina consiste num projeto acadêmico sobre temas relacionados às Relações Internacionais oferecendo ao aluno possibilidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a disciplina "Temas e Prática em Relações Internacionais" esta estruturada para induzir o aluno a pensar no seu projeto de vida como cidadão e profissional. Como cidadão, acompanhando com maior profundidade e posicionando-se criticamente quanto à evolução das relações internacionais. A percepção de um mesmo fato sob perspectivas distintas, às vezes opostas, desenvolve este posicionamento crítico. Como futuro profissional identificando, no convívio com o outro, suas próprias habilidades e atitudes a serem valorizadas, assim como as competências a serem desenvolvidas à luz de sua visão de futuro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
31440 - Jacques Marcovitch
1518253 - Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari
 
Programa Resumido
Após uma análise das tendências mundiais que marcam o contexto internacional será oferecido ao aluno um calendário de seminários com um mínimo de 15 (quinze) sessões com a participação de especialistas no tema escolhido. São especialistas reconhecidos pela sua destacada contribuição ao avanço das relações internacionais
 
 
 
Programa
A disciplina oferece ao aluno no segundo semestre letivo um tema estruturante e relevante para as relações internacionais na perspectiva brasileira. Cada tema é desenvolvido por meio de uma abordagem conceitual e de encontros com profissionais de reconhecido talento e competência que têm se destacado no campo das relações internacionais. A origem institucional diversificada dos expositores convidados permitirá ao aluno o contato com uma diversidade de referências de tempo e valores. Para registro, os temas abordados nos anos anteriores foram: O Brasil e a Cooperação Internacional (2011), O Brasil na América do Sul (2012) e Relações Internacionais nos Estados e Municípios Brasileiros (2013). Relações Internacionais e Empresas Transnacionais (2014).
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita com base na freqüência e conceitos atribuídos ao aluno. Atribuição de conceitos:
Será feita mediante análise de dois ensaios sucintos (até 5 laudas cada um) contendo uma síntese das conferências realizadas e uma apreciação crítica pelo aluno do conteúdo da palestra. A freqüência mínima obrigatória nos seminários será de 70%.
Critério
A avaliação será feita com base na frequência e conceitos atribuídos ao aluno.
A atribuição de conceitos será feita mediante análise de dois ensaios sucintos (até 5 laudas cada um) contendo uma síntese das conferências realizadas e uma apreciação crítica pelo aluno do conteúdo da palestra. Cada um dos ensaios comporá 50% da nota final. Os ensaios serão avaliados com base nos seguintes critérios:
1. Abrangência de todas as atividades da disciplina no bimestre;
2. Expressão escrita; fluidez, clareza, ortografia, concordância, estilo;
3. Originalidade do conteúdo;
4. Conhecimento próprio sobre os temas abordados;
5. Apreciação crítica dos temas abordados.
Norma de Recuperação
A avaliação da disciplina BRI0001 é feita mediante análise de dois ensaios
apresentados pelos alunos, contendo a síntese dos seminários realizados e uma
apreciação crítica do conteúdo da palestra. Por este motivo, não cabe a
realização de prova de recuperação nesta disciplina.
 
Bibliografia
     
Será indicada em função dos temas das conferências.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0001

Clique para consultar o oferecimento para BRI0001

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP