Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0002 - Temas Fundamentais de Relações Internacionais
Fundamental Issues of International Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo oferecer ao aluno um elenco abrangente de áreas de aplicação dos conhecimentos de relações internacionais. Estas áreas incluem, além da diplomacia e do comércio exterior, as negociações internacionais, as empresas multinacionais, a pesquisa científica e tecnológica, o sindicalismo e os movimentos sociais, as organizações não governamentais, a política partidária, os meios de comunicação e a cultura no sentido amplo.
Além disso, a disciplina "Seminários de Relações Internacionais" foi estruturada com o objetivo de induzir o aluno a pensar na atividade de um internacionalista e no seu projeto de vida como cidadão e profissional.
Como cidadão, acompanhando com maior profundidade e posicionando-se criticamente quanto à evolução da relações internacionais. A percepção de um mesmo fato sob perspectivas distintas, às vezes opostas, desenvolve este posicionamento crítico.
Como futuro profissional identificando, no convívio com o outro, suas próprias habilidades e atitudes a serem valorizadas, assim como as competências a serem desenvolvidas à luz de sua visão de futuro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2121493 - Maria Antonieta Del Tedesco Lins
 
Programa Resumido
Após uma análise das tendências mundiais que marcam o contexto internacional o aluno terá a possibilidade de refletir sobre diferentes temas de grande interesse das relações internacionais, por meio da participação em um conjunto de seminários com um mínimo de 15 (quinze) sessões.
 
 
 
Programa
A disciplina oferece um encontro semanal com profissionais de reconhecido talento e competência que têm se destacado no campo das relações internacionais. A origem institucional diversificada dos expositores permitirá ao aluno o contato com uma diversidade de referências de tempo e valores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e, eventualmente, outras atividades previstas no parágrafo 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Poderão participar da recuperação os alunos que alcançarem média final mínima 3,0 e frequência mínima de 70%, em conformidade com a Resolução CoG nº 3583.
 
Bibliografia
     
Será indicada em função dos temas das conferências.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0002

Clique para consultar o oferecimento para BRI0002

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP