Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0024 - Economia Internacional II: Sistema Monetário e Financeiro Internacional
International Economics 2: International Monetary and Financial Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina apresenta uma abordagem macroeconômica da Economia Internacional. Tem como principais objetivos familiarizar os estudantes com os processos de ajustamentos macroeconômicos em economias abertas. Ademais, propõe a leitura das experiências monetárias internacionais a partir dos instrumentos teóricos estudados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
598407 - Adriana Schor
2121493 - Maria Antonieta Del Tedesco Lins
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta uma abordagem macroeconômica da Economia Internacional e divide-se em dois grandes blocos de conteúdo.
A primeira parte do curso tem como objetivo estudar a macroeconomia de uma economia aberta: o balanço de pagamentos e as teorias de determinação da taxa de câmbio no curto e no longo prazo. Entre as questões básicas a serem abordadas, estão (i) como é feito o registro das transações de um país com o resto do mundo? Como se dão os ajustes e desajustes nas contas externas? (ii) qual a diferença entre taxa nominal de câmbio e taxa real de câmbio? (iii) como o mercado financeiro internacional afeta a taxa de câmbio de um país? (iv) qual o impacto sobre a política econômica de diferentes regimes cambiais?
A segunda parte do curso faz um retrospecto histórico da evolução do sistema monetário e financeiro, de forma a mobilizar os conceitos teóricos vistos anteriormente. A discussão de aspectos contemporâneos da dinâmica monetária e financeira internacional passará pelo estudo rápido das crises financeiras e do papel desempenhado pelos países emergentes.
 
 
 
Programa
PARTE I: MACROECONOMIA DE ECONOMIAS ABERTAS
1. Balanço de Pagamentos
2. Determinação da taxa de câmbio: enfoque do mercado de ativos
3. Determinação da taxa de câmbio: longo prazo
4. Determinação da taxa de câmbio: curto prazo
5. Modelo Mundell-Fleming
6. Regimes cambiais e impacto na política econômica

PARTE II: SISTEMA MONETÁRIO E FINANCEIRO INTERNACIONAL
7. Sistema monetário internacional – Bretton Woods
8. Sistema monetário internacional – Pós-Bretton Woods
9. Unificação monetária na Europa: teoria, prática e crise
10. Debate sobre liberalização financeira e crise nos países em desenvolvimento e desenvolvidos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios e atividades tratando de situações da economia internacional que ilustrem pontos da teoria.Seminários e debates de papers selecionados, a serem apresentados pelos alunos.
De acordo com as atividades exigidas dos alunos, conforme inciso 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Poderão participar da recuperação os alunos que alcançarem média final mínima 3,0 e frequência mínima de 70%, em conformidade com a Resolução CoG nº 3583.
 
Bibliografia
     
*Baumann, Renato; Canuto, Otaviano e Gonçalves, Reinaldo. Economia Internacional: Teoria e Experiência Brasileira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

*Blanchard, Olivier. Macroeconomia. 5ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

*Eichengreen, Barry. A globalização do capital. São Paulo: Editora 34, 2000.

Frieden, Jeffry A., Global Capitalism, Chapters 12, 15, and 20. Disponível também em português: Frieden, J. A. Capitalismo Global. História econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Gilpin, Robert. Global Political Economy: understanding the international economic order. Princeton University Press, 2001.

Hausmann, Ricardo e Andrés Velasco. “The causes of financial crises: moral failure versus market failure”. Kennedy School of Government, Harvard University, 2004.

*Krugman, Paul e Obstfeld, Maurice. Economia Internacional: Teoria e Política.6ª Edição. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005.

Kaminsky, G. e Reinhart, C. The Twin Crises: The causes of banking and balance-of-payments problems. The American EconomicReview.Vol 89 no 3.p.473-500, 1999

McKinnon, Ronald I. Rules of the Game: International Money in Historical Perspective. Journal of Economic Literature, Vol. 31, No. 1 (Mar., 1993), pp. 1-44 Published by: American Economic Association Stable URL: http://www.jstor.org/stable/2728149.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0024

Clique para consultar o oferecimento para BRI0024

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP