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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0027 - A Hegemonia Ocidental no Mundo Contemporâneo: Origens, Causas e Consequências
Western Hegemony in the Contemporary World: Origins, Causes and Consequences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
- Introduzir a problemática das causas da hegemonia ocidental;
- entender as principais análises e teorias que interpretam as origens da grande divergência entre ocidente e oriente;
- desenvolver a compreensão das consequências teóricas e políticas da primazia ocidental;
- treinar assimilação de conteúdos complexos e a expressão acadêmica escrita e oral, inclusive participação em debates acadêmicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3544295 - Peter Robert Demant
 
Programa Resumido
O curso compara várias teorias que buscam explicar ou problematizar as origens e causas históricas da hegemonia (política, econômica e cultural) do ocidente no mundo contemporâneo, confrontando análises internalistas, externalistas e outras do “milagre europeu”.
 
 
 
Programa
Após o fim da Guerra Fria, houve um breve momento de otimismo internacional, quando paz e prosperidade pareciam acessíveis. Logo depois, porém, nosso mundo entrou no que parece ser uma crise generalizada: crise de desenvolvimento sócio-econômico decorrente de uma globalização desenfreada e ampla exclusão social; crise ambiental, com cada vez mais preocupantes pressões sobre recursos naturais limitados; crise cultural, na qual sistemas de valores incompatíveis ameaçam com um “choque de civilizações”; crise de segurança, de hegemonia e de desnorteamento do sistema político internacional, principalmente após a “guerra contra o terror” que seguiu o 11 de setembro de 2001.

Para onde estamos caminhando? Este curso esclarecerá o que talvez seja a origem comum da condição atual: a grande transformação histórica que trouxe o complexo ‘modernização-globalização-ocidentalização’. A desproporção entre o “norte” e o “sul globais” em poder, riqueza e influência tem suas raízes na “emergência do ocidente”, ou seja, na expansão e hegemonia da Europa numa cena internacional que ela mesma gerou. Esta supremacia ocidental se expressou na colonização do resto do mundo – e sobreviveu à descolonização. Mas quais são as causas do “milagre europeu” (para outros, a “catástrofe européia”)? Pode ser atribuído a vantagens naturais ou a uma suposta superioridade da civilização ocidental? Ou a fatores externos contingentes que permitiram aos ocidentais submeter e explorar os demais? Há entre os estudiosos um leque de teorias polêmicas pretendendo explicar a bifurcação que criou a grande discrepância internacional de hoje – alguns privilegiam fatores econômicos, outros políticos ou ideológicos. Essas teorias se dividem entre “internalistas” (frequentemente eurocêntricas) que enfatizam supostas características inerentes ao ocidente e “externalistas” (muitas vezes críticas ao ocidente) que focam a interação desigual entre o ocidente e “os demais”. Através de trechos escolhidos de autores representativos compararemos as 8 abordagens mais significativas.

A relevância da controvérsia vai bem além da discussão acadêmica, pois visões opostas sobre as origens ocidentais da modernidade dizem também respeito à sua legitimidade e futuro. Teorias terceiro-mundistas são válidas ainda? Será que o imperialismo foi um fenômeno completamente negativo? O eurocentrismo é apenas a reflexão ideológica de relações de poder injustas? Introduzindo uma gama abrangente de abordagens, o curso focalizará a discussão pela ótica da “história mundial”, jovem disciplina com velhas raízes. Questionaremos as expressões atuais da polaridade do The West against the Rest (“o ocidente contra o resto”). Por fim, faremos uma breve reflexão sobre as implicações da Grande Divergência para a coexistência internacional entre diferenças.

O curso se divide em três blocos:
(a) introdução à problemática
(b) discussão comparativa das principais linhas teóricas
(c) considerações sobre as implicações atuais da hegemonia ocidental

BLOCO A
1. Introdução: a questão, conceitos básicos, requisitos;
2. ocidentalização e modernização;
3. historiografia da história mundial.
BLOCO B
4. teorias economicistas;
5. teorias políticas;
6. teorias culturalistas;
7. teorias geográficas/ambientais;
8. teorias de sistemas mundiais;
9. teorias pós-coloniais;
10. teorias asiocêntricas (negacionistas);
11. teorias evolucionistas.
BLOCO C
12. conseqüências da hegemonia ocidental;
13. conclusões.

O curso se endereça a alunos com noções básicas da história global. Um bom domínio passivo da lingual inglesa é imprescindível. A metodologia é bastante interativa e consiste em aulas expositivas com discussão de textos, seminários, filme e debates em classe.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. seminário oral OU trabalho individual (peso: 25 %) - introduzir o(s) autor(es) - apresentar e explicar sua visão - encaixar numa “escola” - confrontar com colegas/críticos - dar uma avaliação;
2. 8 resenhas (peso: 20%);
3. participação ativa nas discussões (peso: 20 %);
4. paper final (peso: 35%).
Critério
Participação ativa, seminários, paper e resenhas.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou paper
 
Bibliografia
     
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