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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0039 - Opinião Pública e Política Externa
Public Opinion and Foreign Policy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é explorar as relações entre opinião pública e política externa oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a literatura sobre o tema e, simultaneamente, usar esse conhecimento para produzir um artigo utilizando os bancos de dados disponíveis.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2795189 - Janina Onuki
3230041 - Leandro Piquet Carneiro
2084422 - Maria Herminia Brandao Tavares de Almeida
 
Programa Resumido
O curso tratará da definição de opinião pública e das principais explicações sobre como ela se forma, qual o papel da mídia e das lideranças políticas e sociais na sua formação e qual seu provável impacto sobre a ação externa dos governos. Ao mesmo tempo, os alunos serão apresentados às principais pesquisas sobre o assunto feitas no Brasil e no exterior e terão oportunidade de aprender a trabalhar com os bancos de dados de surveys.
 
 
 
Programa
1. Natureza da opinião pública: Opinião e sistema de crenças .Comportamento segundo crenças e valores vs. Ignorância racional;
2. Valores e Mudanças Políticas: A Hipótese Culturalista;
3. Surveys e bancos de dados sobre opinião pública e assuntos internacionais e como utilizá-los;
4. Opinião pública e política externa - Interesse e informação sobre assuntos internacionais; Públicos de massa X comunidade de política externa;
5. Política externa e opinião pública no Brasil;
6. O Brasil, as Américas e o Mundo – apresentação do relatório de pesquisa e do banco de dados.
7. Como o publico se informa sobre política externa: fixando prioridades, enquadrando e definindo a agenda. O papel dos meios de comunicação;
8. Opinião Pública, Meios de Comunicação e Política Externa: uma visão comparada;
9. Quem influencia quem?
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do curso será composta:
1. Participação em seminário: Estudantes deverão se encarregar de pelo menos um seminário (2 pontos).
2. Apresentação escrita e oral de proposta do artigo final com até 4 páginas: definindo o tema, a pergunta e sua relação com a bibliografia e os dados que serão utilizados (1 ponto).
3. Artigo final, de no máximo 15 páginas ou 10.500 caracteres (sem espaço), digitado em corpo 14 e espaço 1,5. (4 pontos).

Compatíveis com as atividades exigidas dos alunos, conforme inciso 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
De acordo com o artigo 81 do Regimento Geral da USP.
Norma de Recuperação
De acordo com o Regimento Geral da USP e a Resolução CoG 3583/1989.
 
Bibliografia
     
Abramson, P.&Inglehart, R. Value Change in Global Perspective The University of Michigan Press, 1995; Capítulos 1, 2 e 5.
Aldrich, John H., John L. Sullivan and Eugene Borgida. 1989. Foreign Affairs and Issue Voting: Do Presidential Candidates ‘Waltz Before a Blind Audience’? American Political Science Review, 83:1: 123-141. (JSTOR)
Amaury de Souza, 2009. A Agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus, Introdução.
Amaury de Souza, 2009. A Agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus.
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Tavares de Almeida, Maria Hermínia, Onuki, Janina & Piquet, Leandro, 2012. O Brasil, as Américas e o Mundo, relatório de pesquisa.
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Trumbore, Peter F. 1998. “Public Opinion as a Domestic Constraint in International Negotiations: Two-Level Games in the Anglo-Irish Peace Process.” International Studies Quarterly 42: 545-565. (JSTOR)
Zaller, John and Stanley Feldman. 1992. “A Simple Theory of Survey Response.” American Journal of Political Science, 36: 579-616. (JSTOR)
Zaller, John. “Elite Leadership of Mass Opinion: New Evidence from the Gulf War.” In Taken by Storm (Chapter 9, pp. 186-209).
 

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