O curso vai dar uma visão abrangente sobre a diplomacia internacional do clima. Os alunos, após o curso, deverão estar bem informados sobre os principais sistemas de regras em vigor (a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e do Protocolo de Quioto), serem capazes de identificar problemas de ação coletiva em governança climática e compreender as interações entre governança climática e outras áreas temáticas. Objetivos de aprendizagem secundárias referem-se a aspectos técnicos do tema: conceitos básicos de ciência climática e as emissões de gases de efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis e outras fontes (ou seja, desmatamento) e as grandes inovações tecnológicas estão atualmente em estágio de pesquisa ou de desenvolvimento para melhorar a mudança climática.
O curso enfoca a dimensão internacional da governança climática. As questões-chave são as constelações de atores e interesses (em particular a distinção crucial entre os países industrializados e em desenvolvimento emissores), a estrutura institucional na área de emissão, as ligações entre as mudanças climáticas e outros campos, e as perspectivas para o processo atualmente em curso no sentido de um tratado climático internacional pós-2020. Em segundo lugar, uma série de questões técnicas será discutida: a base científica das mudanças climáticas antropogênicas, o papel dos sistemas de energia (especialmente combustíveis fósseis) e investigação em curso sobre soluções tecnológicas para as mudanças climáticas (geo-engenharia, a captura de carbono um armazenamento, reflorestamento etc.). O curso termina com uma sessão sobre a ética do clima.
1. Introdução: causas da mudança climática antropogênica e o papel do sistema global de energia 2. Respostas à mudança climática: adaptação e atenuação3. A constelação internacional de atores e interesses4. História das negociações climáticas sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC)5. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e o regime do Protocolo de Quioto 6. Os mecanismos de flexibilidade de Quioto: comercialização de emissões, implementação conjunta e o mecanismo de desenvolvimento limpo7. A relação entre governança climática e regimes outros regimes ambientais: desmatamento, ozônio, biodiversidade, acidificação dos oceanos 8. A relação entre governança climática e regimes não-ambientais: refugiados climáticos, segurança alimentar, energia e a securitização da mudança climática9. Soluções tecnológicas: eficiência energética, renováveis, geo-engenharia, recolhimento e estocagem de carbono, redução de emissões por desmatamento e degradação florestal 10. Ceticismo e negação do clima11. A Plataforma de Durban e as opções para um tratado internacional do clima pós-202012. Ética do clima
Aldy, J. E., & Stavins, R. N. (Eds.). (2009). Post-Kyoto international climate policy: implementing architectures for agreement. Cambridge University Press.Andresen, S. (2014). The climate regime: A few achivements, but many challenges. Climate Law, 4(1-2), 21-29.Biermann, F., & Boas, I. (2010). Preparing for a warmer world: Towards a global governance system to protect climate refugees. Global Environmental Politics, 10(1), 60-88.Bodle, R., Oberthür, S., Donat, L., Homann, G., Sina, S., & Tedsen, E. (2013). Options and Proposals for the International Governance of Geoengineering. Environmental research of the Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety. Ecologic Institute: Berlin.Bothe, M. (2014). Doha and Warsaw: Reflections on climate law and policy. Climate Law, 4(1-2), 5-20.Dafoe, J., & Kysar, D. A. (2014). ‘Go Ahead Without Us’: Global Climate Change Policy in the Absence of Full Participation. Transnational Environmental Law, 3(01), 7-15.Dimitrov, R. S. (2010). Inside Copenhagen: the state of climate governance. Global Environmental Politics, 10(2), 18-24.Gardiner, S. M. (2006). A perfect moral storm: climate change, intergenerational ethics and the problem of moral corruption. Environmental Values, 397-413.Hare, W., Stockwell, C., Flachsland, C., & Oberthür, S. (2010). The architecture of the global climate regime: a top-down perspective. Climate Policy, 10(6), 600-614.Harris, P. G., Chow, A. S., & Karlsson, R. (2013). China and climate justice: moving beyond statism. International Environmental Agreements: Politics, Law and Economics, 13(3), 291-305.Intergovernmental Panel on Climate Change (2013). AR 5 Synthesis Report. Geneva.Jacques, P. J., Dunlap, R. E., & Freeman, M. (2008). The organisation of denial: Conservative think tanks and environmental scepticism. Environmental politics, 17(3), 349-385.Keohane, R. O., & Victor, D. G. (2011). The regime complex for climate change. Perspectives on politics, 9(01), 7-23.Kulovesi, K. (2012). Addressing Sectoral Emissions outside the United Nations Framework Convention on Climate Change: What Roles for Multilateralism, Minilateralism and Unilateralism?. Review of European Community & International Environmental Law, 21(3), 193-203.Oberthür, S., & Roche Kelly, C. (2008). EU leadership in international climate policy: achievements and challenges. The International Spectator, 43(3), 35-50.Richter, B. (2010). Beyond smoke and mirrors: Climate change and energy in the 21st century. Cambridge University Press.United Nations Environment Program. (2013). Emissions gap report 2013. Nairobi.Urpelainen, J. (2013). A model of dynamic climate governance: dream big, win small. International Environmental Agreements: Politics, Law and Economics, 13(2), 107-125.Victor, D. G., Morgan, M. G., Apt, J., Steinbruner, J., & Ricke, K. (2009). The geoengineering option: a last resort against global warming?. Foreign Affairs, 64-76.