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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0056 - Negociação Internacional Aplicada: Estado e Empresariado na América Latina
Applied International Negotiation: Business and State in Latin America

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
O curso tem por objetivo dotar os alunos de (1) conhecimento atualizado sobre as estruturas econômicas, políticas e sociais das sociedades latino-americanas, com ênfase aos nexos entre Estado e Empresariado no que se refere a aspectos das relações internacionais de cada país; (2) fornecer arcabouço teórico e analítico sobre negociações internacionais, com ênfase às que envolvam o setor privado (empresariado); (3) dotar os alunos de conhecimentos aplicados sobre o panorama de negociações internacionais contemporâneas envolvendo temáticas de interesse dos países latino-americanos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
102122 - Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
 
Programa Resumido
O curso tratará de recuperar o instrumental necessário da teoria de negociação internacional – barganha e interesses; poder e assimetria; uso do tempo e gradualismo; geometria variável: bilateralismo, plurilateralismo, multilateralismo -- a fim capacitar os alunos à subsequente análise dos casos concretos, os quais serão explorados conforme recorte geográficos variados: nacional ou regional. Será igualmente atribuída importância a casos externos à América latina, a fim de se verificar, de modo empírico, a validade da proposição de hipóteses de arranjos estado-Empresariado quanto à inserção internacional em períodos de transição, econômica e política, seja em países em desenvolvimento, bem seja em países desenvolvidos. O curso será dividido em duas secções: (I) Aspectos Gerais e Fundamentos analíticos (seis primeiros encontros); (II) estudos de caso e o debate contemporâneo (dez encontros finais).

Método didático
Aulas expositivas, exercícios de simulação de negociação e seminários.
 
 
 
Programa
1. As relações estado-empresariado e as negociações econômicas internacionais: panorama geral
2. Negociação internacional: conceitos fundamentais
3. Negociação internacional: aspectos aplicados
4. O papel do Empresariado como ator político nos processos de negociação internacional: o debate contemporâneo
5. As empresas multinacionais latino-americanas: conceitualização, tipologia e métodos
6. América Latina: integração externa e modelos de desenvolvimento
7. Brasil: o experimento da Coalizão Empresarial Brasileira
8. Chile: liberalismo e inserção externa ativa
9. Argentina: variabilidade de modelos e adaptabilidade empresarial
10. México: estratégias compartilhadas para a inflexão externa
11. Colômbia: soberania fragmentada e ação coletiva
12. Peru: empresariado e estado no equilíbrio entre integração externa e equidade interna
13. Venezuela, Bolívia e Equador: o populismo, autarquia e relações externas
14. Paraguai e Uruguai: estado e empresariado entre vetores conflitantes do regionalismo e da autonomia externa
15. América Central: a lógica da integração produtiva e as questões sociais
16. América Latina e seu exterior afim: Caribe, estados Unidos, Iberoamérica, China
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exames dissertativos, tarefas periódicas e participação nas atividades.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Poderão participar da recuperação os alunos que alcançarem média final mínima 3,0 (três) e frequência mínima de 70% (setenta), em conformidade com a Resolução CoG nº 3583.
 
Bibliografia
     
I. RELAÇÕES ESTADO-EMPRESARIADO NA AMÉRICA LATINA

ARAUJO, Angela M.C. “Corporativismo e Neocorporativismo: O Exame de Duas Trajetórias”. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais (BIB). Rio de Janeiro, 32 (2o. semestre de 1991), pp. 3-25).
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II – ASPECTOS TEÓRICOS
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III- NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
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IV- AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA
Informes atualizados de organizações intergovernamentais (a coletar)

V- EMPRESAS MULTILATINAS

CASANOVA, Lourdes. Global Latinas: Latin America's Emerging Multinationals. UK:
Palgrave Macmillan, 2009.
FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras: Os impactos da
política externa na internacionalização de empresas brasileiras. Belo Horizonte,
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http://www.fdc.org.br/imprensa/Documents/2013/ranking_multinacionais_brasileiras2013.pdf

GOLDSTEIN, Andrea. Multinational Companies from Emerging Economies Composition,
Conceptualization and Direction in the Global Economy. International Political
Economy Series. Palgrave Macmillan, fev. 2009. 208 p.
GUEDES, Ana Lúcia. Repensando a nacionalidade das empresas transnacionais. Revista
de Sociologia e Política, v. 14, p. 51-60, jun. 2000. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782000000100003

OLIVEIRA JR. Moacir Miranda de.; Multinacionais brasileiras – internacionalização. São
Paulo: Bookman, 2010.
 

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