Esta disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos básicos da teoria microeconômica. Busca-se enfatizar os conceitos de teoria da escolha sob restrições para explicar o comportamento dos agentes do mercado e de sua consequente organização. Este corte analítico teórico permite uma abordagem metodológica que pode ser aplicada posteriormente às escolhas do governo, econômicas ou políticas.
A disciplina aborda os conceitos básicos da microeconomia descritos abaixoNoções de teoria da escolha e escassez Teoria do ConsumidorTeoria do ProdutorEstruturas e organizações de mercadosEfeitos de Intervenções governamentais
I. Conceitos Básicos de Oferta e DemandaII. Comportamento do consumidorIII. Demanda individual e demanda de mercadoIV. Escolha sob incertezaV. ProduçãoVI. Custos de ProduçãoVII. Maximização de lucrosVIII. Análise dos Mercados competitivos IX. Poder de Mercado, Monopólio e MonopsônioX. Concorrência Monopolística e OligopólioXI. Teoria dos Jogos e Estratégia competitivaXII. Investimento, tempo e mercado de capitaisXIII. Informação, Falhas de Mercado e Papel de GovernoXIV. Mercados com informações assimétricasXV. Externalidade e bens públicos
1. PINDYCK, Robert e RUBINFELD, D. Microeconomia, 6a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.2.VARIAN, H. Microeconomia: Princípios Básicos, Tradução da 7ª Edição Americana Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.ComplementarJehle, Geoffrey A. e Philip J. Reny, “Advanced Microeconomic Theory”, second edition, Addison-Wesley-Longman, 2001Mas-Collel, Andreu , Whinston, Michael D. e Jerry R. Green, “Microeconomic Theory”, Oxford, 1996Varian, Hal R. “Microeconomic Analysis”, third edition, Norton, 1992