O objetivo da disciplina é prover aos alunos uma estrutura de análise para avaliar os problemas que envolvem a alocação dos bens de informação, que são recursos escassos, na economia. A ideia é familiarizar os alunos a análises de problemas de informação por meio de aplicações de princípios econômicos tais como eficiência produtiva e incentivos. Permitindo, deste modo, maior clareza em análises de estratégias enfrentadas por organizações com e sem fins lucrativos tais como preços, pacotes, controle de versão, as externalidades de rede e gestão de direitos.
Bens de informação são analisados do ponto de vista de seus problemas de alocação e de sua produção de maneira a mostrar a necessidade de regulações politicas e governamentais assim como incentivos privados. Além disso, discute-se o caráter de geração de riqueza e promoção de crescimento sustentável a partir da criação de seus mercados ou de sua produção no ótimo social.
- estruturas de mercados: concorrência perfeita e estruturas com poder de preços; - os significados de bens informação para a teoria econômica e suas aplicações: assimetria de informação; geração de conhecimento; estudos de casos de efeitos de bens de TI sobre mercados específicos; - as características de bem público dos bens de informações e suas externalidades; - necessidades de regulação do governo decorrentes das externalidades; - patentes e direitos de propriedades; - casos específicos e análises anti-truste.- A crescente participação dos bens de informação na produção total dos países e os seu dinamismo na geração de novas riquezas promove tais bens a uma condição bastante particular e importante para as economias. Um maior grau de compreensão sobre a importância deste setor por parte dos alunos, profissionais diretamente ligados a tal produção, pode ampliar suas potencialidades e direcionar melhor seus objetivos profissionais.
[1] Anderson, C. The Long Tail: Why the Future of Business Is Selling Less of More (Hyperion, 2006). [2] Bakos, Y., & Brynjolfsson, E. (1999). "Bundling Information Goods: Pricing, Profits, and Efficiency," Management Science, 45(12): 1613-1630. [3] Brooks, Christopher H., Robert S. Gazzale, Jeffrey K. MacKie-Mason, and Edmund H. Durfee (2004). "Improving Learning Performance by Applying Economic Knowledge", Lecture Notes in Computer Science, vol. 3048 (Springer-Verlag) [4] Hayek, F. A. (1945), ''The Use of Knowledge in Society,'' American Economic Review, XXXV, 519-530 [5] Hirshleifer, J. (1973). "Where Are We in the Theory of Information?" American Economic Review, 63(2), 31-39. [6] Jehle, G. A. ; Reny, P.J. (2000). Advanced Microeconomic Theory. Addison Wesley. Second Edition. [7] Katz, M. L. and Shapiro, C. (1994). "Systems Competition and Network Effects". Journal of Economic Perspectives. 8(2): 93-115. [8] Liebowitz, S. J. and Margolis, S. E. (1994). Network Externality: An Uncommon Tragedy. Journal of Economic Perspectives. 8(2): 133-150 [9] McCabe, Mark (2002), "Journal Pricing and Mergers: A Portfolio Approach." American Economic Review, Vol. 92(1, March):259-269. [10] Rochet, Jean-Charles and Jean Tirole (2005). "Two-Sided Markets: A Progress Report", IDEI Working Paper, 29 November. [11] Shapiro, C. and H. Varian. A economia da Informação (Harvard Business School Press, 1998). [12] Shapiro, C. and H. Varian. Information Rules (Harvard Business School Press, 1998). Versão em português “Economia da Informação”.[13] Stiglitz, J. E. (2000), "The Contributions of the Economics of Information to Twentieth Century Economics," Quarterly Journal of Economics (Nov), p 1441-1478. (JSTOR)