Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0095 - Temas Fundamentais de Relações Internacionais II
Fundamental Issues of International Relations II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo apresentar ao aluno um elenco abrangente de temas concernentes ao campo das relações internacionais, enfocando-os com base na produção de doutrinadores que refletiram sobre os marcos teóricos das relações internacionais levando em consideração a experiência decorrente da atuação operacional nesse campo, própria ou de terceiros, inclusive no desempenho de atividades no âmbito das relações exteriores do Brasil. Com esse propósito, a disciplina está estruturada de modo a contar inclusive com a participação, no corpo de expositores, de especialistas que, à luz da vivência pessoal, possam contribuir com reflexão em que as dimensões teórica e operacional, ou prática, estejam entrelaçadas. Ao final do curso, uma compreensão consistente e sofisticada de aspectos do campo das relações internacionais e de seu universo operacional poderá propiciar relevantes subsídios ao aluno para o aprimoramento de seu desempenho acadêmico e preparação de seu exercício profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
35207 - Celso Lafer
1518253 - Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari
 
Programa Resumido
1. A experiência como fator de produção de conhecimento em relações internacionais. 2. O campo das relações internacionais. 3. A operacionalidade das relações internacionais; a diplomacia. 4. A inserção internacional do Brasil.
 
 
 
Programa
1. A experiência como fator de produção de conhecimento em relações internacionais: a) a dimensão operacional das relações internacionais e seu impacto na teoria; b) a dimensão teórica das relações internacionais e seu impacto para a ação operacional. 2. O campo das relações internacionais: a) a multidisciplinaridade na compreensão das relações internacionais; b) geopolítica: a dimensão geográfica nas relações internacionais; c) os grandes temas de relações internacionais: segurança internacional, economia política, direitos humanos e meio ambiente. 3. A operacionalidade das relações internacionais; a diplomacia: a) atores de relações internacionais e seus agentes; b) Estados e organizações internacionais; c) organizações não-governamentais e empresas privadas; d) diplomacia e para-diplomacia. 4. A inserção internacional do Brasil: a) evolução histórica da presença internacional do Brasil; b) elementos de conformação da política externa brasileira; c) dilemas da atualidade da política externa brasileira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e, eventualmente, outras atividades previstas no parágrafo 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% poderão participar da recuperação.
 
Bibliografia
     
BARRETO, Fernando de Mello. Os sucessores do Barão, volumes 1 e 2, São Paulo: Paz e Terra, 2001 e 2006. BARRETO, Fernando de Mello. A política externa após a redemocratização, tomos I e II, Brasília: FUNAG, 2018. Acessível em: http://funag.gov.br/loja/download/949-A_Pol%C3%ADtica_Externa_ap%C3%B3s_a_redemocratiza%C3%A7%C3%A3o_TOMO_I.pdf e http://funag.gov.br/biblioteca/download/951-A_Pol%C3%ADtica_Externa_ap%C3%B3s_a_redemocratiza%C3%A7%C3%A3o_TOMO_II.pdf FONSECA, Gelson. Diplomacia e academia: um estudo sobre as relações entre o Itamaraty e a comunidade acadêmica, Brasília: FUNAG, 2012. Acessível em: http://funag.gov.br/biblioteca/download/999-miolo%20diplomacia%20e%20academia_%20CORRIGIDO.pdf LAFER, Celso. Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira: pensamento e ação, volumes I e II, Brasília: FUNAG, 2018. Acessível em: http://funag.gov.br/biblioteca/download/relacoes-internacionais-politica-externa-diplomacia-brasileira-volume-1.pdf e http://funag.gov.br/biblioteca/download/relacoes-internacionais-politica-externa-diplomacia-brasileira-volume-2.pdf RICUPERO, Rubens. A diplomacia na construção do Brasil: 1750 – 2016, Rio de Janeiro: Versal Editores: 2017. VASCONCELOS, Álvaro (organizador). O Brasil nas ondas do mundo, Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, e Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. Acessível em: http://www.iea.usp.br/noticias/documentos/livro-brasil-nas-ondas-do-mundo A bibliografia será acrescida a cada nova turma da disciplina por obras correspondentes aos temas que serão enfocados de forma prioritária.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0095

Clique para consultar o oferecimento para BRI0095

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP