Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0097 - Internacionalização de Empresas
Business Internationalization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
O curso visa oferecer aos alunos uma compreensão crítica das diversas teorias sobre as motivações da internacionalização de empresas. Além disso, se propõe a estudar casos de internacionalização de empresas brasileiras e estrangeiras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3137940 - Daniela Carla Decaro Schettini
 
Programa Resumido
O curso pretende ter uma visão ampla sobre os desafios e as oportunidades que as firmas enfrentam quando expandem suas atividades internacionalmente, sob diversos aspectos.
Serão apresentados os conceitos teóricos debatidos na literatura sobre as principais perguntas envolvendo a questão da internacionalização de empresas: por que, como e onde internacionalizar. Além disso, parte do curso será reservada para a discussão do processo em países emergentes e em décadas mais recentes. Estudos de caso de empresas, aplicados aos modelos teóricos desenvolvidos, também serão debatidos.
 
 
 
Programa
1. Introdução e visão geral
2. Aspectos teóricos da internacionalização
3. Estratégias de internacionalização
4. Cadeias globais de valor
5. Internacionalização em países emergentes
6. Estudos de caso
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos individuais, em grupo e atividades em sala de aula.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% poderão participar da recuperação.
 
Bibliografia
     
Acioly, L.; Lima, L.A.F.; Ribeiro, E. Internacionalização de empresas: experiências internacionais selecionadas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2011.
Amal, M.; Awuah, G.B; Raboch, H; Andersson, S. Differences and similarities of the internationalization processes of multinational companies form developed and emerging countries. European Business Review, Vol. 25, N. 5, pp. 411-428, 2013.
Baldwin, R. Global supply chains: why they emerged, why they matter and where are they going. In: Elms, D; Low, P. Global Value Chains in a changing world. Fung Fundation, Temasek Foundation and World Trade Organization, 2013.
Bonaglia, F.; Goldstein, A. A more than T-shirts: the integrations of developing country producers in Global Value Chains. OECD development Centre Policy Insights, N. 49, 2007.
Cavusgil, S.T.; Knight, G.; Riesenberger, J.R. Negócios internacionais. Pearson: São Paulo, 2009.
Cerceau, J.; Tavares, M. C. Estratégias de internacionalização: um estudo comparativo de casos de empresas do setor siderúrgico. Caderno de Ideias, Fundação Dom Cabral, Minas Gerais, Ci0220, 2002.
Chudnovsky, D.; Lopez, A. As multinacionais latino-americanas: Evolução e Perspectivas de Empresas da Argentina, Brasil, Chile e México, Revista Brasileira de Comércio Exterior, Rio de Janeiro: Funcex, Vol. 61, 1999.
Costa, L.F.L.G.; Añez, M.E.M.; Mol, A.L.R.; Damasceno, T.S.A. Escola teóricas do processo de internacionalização: uma visão epistemológica. Cadernos EBAPE.BR, Vol. 15, N. 4, pp. 960-973. 2017.
Daniels, J.D.; Rodebaugh, L.H.; Sullivan, D.P. International Business Environments and Operations: Global Edition. 11st edition. Pearson/Prentice Hall, 2007.
De Negri, J.A.; Araújo, B.C.P.O. As empresas brasileiras e o comércio internacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2006.
Gereffi, G.; Fernandez‑Stark, K. Global Value Chain Analysis: a primer. Center on Globalization, Governance and Competitiveness, 2011.
Hill, C.W.L. International business: competing in the global marketplace. 9th edition. McGraw-Hill/Irwin, 2013.
Hiratuka, C.; Sarti, F. Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente. Texto para Discussão, Ipea, N. 1610, 2011.
Humphrey, J; Memedovic, O. The global automotive industry value chain: what prospects for upgrading by developing countries. UNIDO, 2003.
Krugman, P.R., Obstfeld, M.; Melitz, M.J. Economia Internacional. 10ª edição. Pearson, 2015.
Mathews, J.A. Dragon Multinationals: A New Model of Global Growth, Oxford University Press: New York. 2002.
Mello Jr, L.R. Foreign direct investment in developing countries and growth: a selective survey. The Journal of Development Studies, Vol. 34, N. 1, pp. 134, 1997.
Rugman, A.M.; Brewer, T.L. The Oxford Handbook of International Business. Oxford University Press, 2001.
Oliveira, S.E.M.C. Cadeias globais de valor e os novos padrões de comércio internacional: estratégias de inserção de Brasil e Canadá. Fundação Alexandre Gusmão. Brasília, 2015. 
Santos-Paulino, A.U.; Squicciarini, M.; Fan, P. Foreign direct investment, R&D mobility and the New Economic Geography: a survey. The World Economy, 2014.
Wilkinson, I.F.; Mattsson, L.G.; Easton, G. International competitiveness and Trade Promotion policy from a network perspective. Journal of World Business, Vol. 35, N. 3, pp. 275-299, 2000.

Bibliografia complementar:
Dunning, J.H. Toward an eclectic theory of international production. Journal of International Business Studies, Vol. 11, N. 1, pp. 9-31, 1980.
Dunning, J.H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, Vol. 19, N. 1, pp. 1-31, 1988.
Dunning, J.H.; Hoesel, R.V.; Narula, R. Third world multinationals revisited: new developments and theoretical implications. Discussion papers in International Investment & Business Studies, University of Reading, N. 227, 1997.
Dunning, J.H.; Lundan, S.M. Institutions and the OLI paradigm of the multinational enterprise. Asia Pacific Journal Management, Vol 25, N.4, pp. 573-593, 2008.
Hymer, S.H. The International Operations of National Firms. MIT Press, Cambridge, MA, 1976.
Johanson, J.; Wiedersheim-Paul, F. The internationalization of the firm: four Swedish cases. Journal of Management studies, p. 305-322, 1975.
Johanson, J.; Vahlne, J. E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign marker commitment. Journal of International Business Studies, Vol. 8, N. 1, pp. 23-32, 1977.
Johanson, J.; Vahlne, J.E. Business Relationship Learning and Commitment in the Internationalization Process. Journal of International Entrepreneurship, V. 1, pp. 83-101, 2003.
Buckley, P.J.; Casson, M.C. Analyzing foreign market entry strategies: extending the internationalization approach. Journal of International Business Studies, Vol. 29, N. 3, pp3 539-62, 1998.
Buckley, J.P.; Hashai, N. Formalising Internationalization in the Eclectic Paradigm. Journal of Internationalization Business Studies, Vol. 40, N. 1, pp. 58-70, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0097

Clique para consultar o oferecimento para BRI0097

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP