O curso visa oferecer aos alunos uma compreensão crítica das diversas teorias sobre as motivações da internacionalização de empresas. Além disso, se propõe a estudar casos de internacionalização de empresas brasileiras e estrangeiras.
O curso pretende ter uma visão ampla sobre os desafios e as oportunidades que as firmas enfrentam quando expandem suas atividades internacionalmente, sob diversos aspectos. Serão apresentados os conceitos teóricos debatidos na literatura sobre as principais perguntas envolvendo a questão da internacionalização de empresas: por que, como e onde internacionalizar. Além disso, parte do curso será reservada para a discussão do processo em países emergentes e em décadas mais recentes. Estudos de caso de empresas, aplicados aos modelos teóricos desenvolvidos, também serão debatidos.
1. Introdução e visão geral 2. Aspectos teóricos da internacionalização 3. Estratégias de internacionalização 4. Cadeias globais de valor 5. Internacionalização em países emergentes 6. Estudos de caso
Acioly, L.; Lima, L.A.F.; Ribeiro, E. Internacionalização de empresas: experiências internacionais selecionadas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2011. Amal, M.; Awuah, G.B; Raboch, H; Andersson, S. Differences and similarities of the internationalization processes of multinational companies form developed and emerging countries. European Business Review, Vol. 25, N. 5, pp. 411-428, 2013. Baldwin, R. Global supply chains: why they emerged, why they matter and where are they going. In: Elms, D; Low, P. Global Value Chains in a changing world. Fung Fundation, Temasek Foundation and World Trade Organization, 2013. Bonaglia, F.; Goldstein, A. A more than T-shirts: the integrations of developing country producers in Global Value Chains. OECD development Centre Policy Insights, N. 49, 2007. Cavusgil, S.T.; Knight, G.; Riesenberger, J.R. Negócios internacionais. Pearson: São Paulo, 2009. Cerceau, J.; Tavares, M. C. Estratégias de internacionalização: um estudo comparativo de casos de empresas do setor siderúrgico. Caderno de Ideias, Fundação Dom Cabral, Minas Gerais, Ci0220, 2002. Chudnovsky, D.; Lopez, A. As multinacionais latino-americanas: Evolução e Perspectivas de Empresas da Argentina, Brasil, Chile e México, Revista Brasileira de Comércio Exterior, Rio de Janeiro: Funcex, Vol. 61, 1999. Costa, L.F.L.G.; Añez, M.E.M.; Mol, A.L.R.; Damasceno, T.S.A. Escola teóricas do processo de internacionalização: uma visão epistemológica. Cadernos EBAPE.BR, Vol. 15, N. 4, pp. 960-973. 2017. Daniels, J.D.; Rodebaugh, L.H.; Sullivan, D.P. International Business Environments and Operations: Global Edition. 11st edition. Pearson/Prentice Hall, 2007. De Negri, J.A.; Araújo, B.C.P.O. As empresas brasileiras e o comércio internacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2006. Gereffi, G.; Fernandez‑Stark, K. Global Value Chain Analysis: a primer. Center on Globalization, Governance and Competitiveness, 2011. Hill, C.W.L. International business: competing in the global marketplace. 9th edition. McGraw-Hill/Irwin, 2013. Hiratuka, C.; Sarti, F. Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente. Texto para Discussão, Ipea, N. 1610, 2011. Humphrey, J; Memedovic, O. The global automotive industry value chain: what prospects for upgrading by developing countries. UNIDO, 2003. Krugman, P.R., Obstfeld, M.; Melitz, M.J. Economia Internacional. 10ª edição. Pearson, 2015. Mathews, J.A. Dragon Multinationals: A New Model of Global Growth, Oxford University Press: New York. 2002. Mello Jr, L.R. Foreign direct investment in developing countries and growth: a selective survey. The Journal of Development Studies, Vol. 34, N. 1, pp. 134, 1997. Rugman, A.M.; Brewer, T.L. The Oxford Handbook of International Business. Oxford University Press, 2001. Oliveira, S.E.M.C. Cadeias globais de valor e os novos padrões de comércio internacional: estratégias de inserção de Brasil e Canadá. Fundação Alexandre Gusmão. Brasília, 2015. Santos-Paulino, A.U.; Squicciarini, M.; Fan, P. Foreign direct investment, R&D mobility and the New Economic Geography: a survey. The World Economy, 2014. Wilkinson, I.F.; Mattsson, L.G.; Easton, G. International competitiveness and Trade Promotion policy from a network perspective. Journal of World Business, Vol. 35, N. 3, pp. 275-299, 2000. Bibliografia complementar: Dunning, J.H. Toward an eclectic theory of international production. Journal of International Business Studies, Vol. 11, N. 1, pp. 9-31, 1980. Dunning, J.H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, Vol. 19, N. 1, pp. 1-31, 1988. Dunning, J.H.; Hoesel, R.V.; Narula, R. Third world multinationals revisited: new developments and theoretical implications. Discussion papers in International Investment & Business Studies, University of Reading, N. 227, 1997. Dunning, J.H.; Lundan, S.M. Institutions and the OLI paradigm of the multinational enterprise. Asia Pacific Journal Management, Vol 25, N.4, pp. 573-593, 2008. Hymer, S.H. The International Operations of National Firms. MIT Press, Cambridge, MA, 1976. Johanson, J.; Wiedersheim-Paul, F. The internationalization of the firm: four Swedish cases. Journal of Management studies, p. 305-322, 1975. Johanson, J.; Vahlne, J. E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign marker commitment. Journal of International Business Studies, Vol. 8, N. 1, pp. 23-32, 1977. Johanson, J.; Vahlne, J.E. Business Relationship Learning and Commitment in the Internationalization Process. Journal of International Entrepreneurship, V. 1, pp. 83-101, 2003. Buckley, P.J.; Casson, M.C. Analyzing foreign market entry strategies: extending the internationalization approach. Journal of International Business Studies, Vol. 29, N. 3, pp3 539-62, 1998. Buckley, J.P.; Hashai, N. Formalising Internationalization in the Eclectic Paradigm. Journal of Internationalization Business Studies, Vol. 40, N. 1, pp. 58-70, 2009.