Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0102 - Fundamentos das Relações Institucionais e Governamentais: sociedade atuando na construção de políticas públicas
Fundamentals of Institutional and Governmental Relations: society acting in the construction of public policies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é apresentar os fundamentos das Relações Institucionais e Governamentais (RIG), enquanto uma área de pesquisa ainda pouco explorada no campo das ciências sociais, utilizando princípios da ciência política, economia, história e direito buscando a compreensão de fenômenos de interesse.
O curso está dividido em duas partes: a primeira apresenta a área por meio do prisma teórico, com a introdução de princípios de funcionamento das relações entre diversos atores da sociedade e entes governamentais. Para isso, os alunos terão acesso ao estado da arte da produção acadêmica na temática, assim como participarão de debates abordando questões filosóficas e legais no campo ético.
A segunda parte do curso é dedicada à apresentação de técnicas utilizadas no exercício do trabalho e questões práticas que envolvem o dia a dia de um profissional da área. Neste módulo, serão abordadas as melhores práticas a fim de que os alunos possam desenvolver, de forma competente, atividades fundamentais para o exercício da profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
102122 - Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
2795189 - Janina Onuki
2112930 - João Paulo Candia Veiga
 
Programa Resumido
Aspectos teóricos: Relações Institucionais e Governamentais & Advocacy. Processo decisório no Poder Executivo. Processo Legislativo. Risco Político na perspectiva comparada. Construção de Estratégias - Engajamento no âmbito federal e subnacional. Prática Comparada & Regulamentação no Brasil. Aspectos práticos: Levantamento e acompanhamento de informações sobre cenário político e institucional. Monitoramento legislativo e análise dos impactos setoriais. Mapeamento e gerenciamento de autoridades e influenciadores. Identificação e Gerenciamento de temáticas. Construção de narrativa e elaboração de estratégias de comunicação. Gerenciamento de crise. Análise reputacional no âmbito institucional.
 
 
 
Programa
Parte 1: Aspectos teóricos
Apresentação – O que são as Relações Institucionais e Governamentais & Advocacy
Introdução à formação Institucional Brasileira – Poderes
Processo decisório no Poder Executivo
Introdução ao Processo Legislativo
Risco Político na perspectiva comparada
Construção de Estratégias - Engajamento no âmbito federal
Construção de Estratégias - Engajamento subnacional
Atuação ética e transparente na área – Prática Comparada & Regulamentação no Brasil

Parte 2: Aspectos práticos
Levantamento e acompanhamento de informações sobre cenário político e institucional
Monitoramento legislativo e análise dos impactos setoriais
Mapeamento e gerenciamento de autoridades e influenciadores
Identificação e Gerenciamento de temáticas
Construção de narrativa e elaboração de estratégias de comunicação
Gerenciamento de crise
Análise reputacional no âmbito institucional
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ensaio intermediário (30%); trabalho final (50%); participação em debates e seminários em sala de aula (20%). Provas, trabalhos e, eventualmente, outras atividades previstas no parágrafo 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% poderão participar da recuperação.
 
Bibliografia
     
ABRANCHES, Sérgio Henrique. Presidencialismo de coalizão: Raízes e evolução do modelo político brasileiro. São Paulo, Companhia das Letras, 2018. 434 p. 
ARON, Renard. Lobby Digital: como o cidadão conectado influencia as decisões de governos e empresas. São Paulo: Aberje Editorial, 2020. 230 p.
AVRITZER, Leonardo. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião Pública, Campinas, v. 14, n. 1, p. 43–64, jun. 2008.
BREMMER, Ian. The Fat Tail: the power of political knowledge in an uncertain world; 2. ed. Nova Iorque: Oxford University Press, 2010. 264 p.
DA PATRI, Eduardo. Relações governamentais, lobby e advocacy no contexto de public affairs. Organicom, São Paulo, v. 8, n. 14, p. 129-144, 26 jun. 2011.
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: EDUSP, 1999. 334 p.
FARHAT, Saïd. “Lobby”. O que é. Como se faz: ética e transparência na representação junto a governos. São Paulo, Aberje Editorial/Peirópolis. 2007. 512 p.
FIGUEIREDO, Argelina et al. Congresso Nacional: organização, processo legislativo e produção legal. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 5, 1996.
GALVÃO, Eduardo Ribeiro. Fundamentos De Relações Governamentais. São Paulo: Clube de Autores, 2016. 304 p.
GOZETTO, Andréa. Breve histórico sobre o desenvolvimento do lobbying no Brasil. Revista de informação legislativa, Brasília, v. 42, n. 168, p. 29-43, out./dez. 2005.
GOZETTO, Andréa. Guia para a Construção de Estratégias de Advocacy: como influenciar políticas públicas. Piracicaba, SP: Imaflora, 2019. 68 p.
GOZETTO, Andréa. Instituições de Controle em perspectiva comparada: a regulamentação do lobby nos EUA e Brasil. Artigo apresentado, 36º Encontro Anual da ANPOCS, out. 2012.
NASSAR, Paulo; PARENTE, Carlos. Lobby e Comunicação: a integração da narrativa como via de transformação. São Paulo: Aberje Editorial, 2021. 74 p.
MANCUSO, Wagner; GOZETTO, Andréa. Lobby e políticas públicas. São Paulo: Editora FGV, 2018. 115 p.
MANCUSO, Wagner; GOZETTO, Andréa. Lobby: instrumento democrático de representação de interesses? Organicom, São Paulo, v. 8, n. 14, p. 118-128, 26 jun. 2011.
MARQUES, Moisés. Introdução ao Risco Político: conceitos, análises e problemas. São Paulo: Gen Atlas, 2014. 296 p
MELO, Carlos. A Democracia Brasileira: Balanço e Perspectivas para o Século 21. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007, pp. 147-198. 
MONTEIRO, Jorge Vianna. Como funciona o governo: escolhas públicas na democracia representativa. Rio de Janeiro, FGV, 2007. 220 p.
REIS, Sérgio Roberto Guedes. Evolução do controle interno no poder executivo federal brasileiro : um panorama de suas transformações institucionais e de suas tensões constitutivas. Boletim de Análise Político-Institucional, Brasília, n.12, p. 81-90, dez. 2017.
SELIGMAN, Milton; MELLO, Fernando. Lobby desvendado: democracia, políticas públicas e corrupção no Brasil contemporâneo. São Paulo: Record, 2018. 581p.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0102

Clique para consultar o oferecimento para BRI0102

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP