Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0106 - O Sistema Interamericano de Cooperação
The Interamerican Cooperation System

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Este curso irá explorar a evolução das instituições regionais de governança multilateral na Região das Américas com foco no período após a criação da Organização dos Estados Americanos. O curso oferecerá um mapeamento das diferentes formas institucionais que surgiram no pós-segunda guerra, as inovações e os principais acordos multilaterais que regem as relações internacionais na Região das Américas. Os objetivos do curso incluem: (1) sensibilizar os alunos para o contexto empírico sobre a governança multilateral e o papel das organizações internacionais na Região, (2) fornecer uma base aplicada para a compreensão da cooperação multilateral, (3) ilustrando como diferentes concepções de governança internacional surgiram ao longo do século passado, (4) assumindo formas institucionais  que refletem as tensões existentes entre os interesses norte-americanos e os interesses dos países latino-americanos.

Decorre do ponto 4 acima, o reconhecimento de que há uma multiplicidade de organismos e reuniões regionais sem qualquer relevância para a região e uma subutilização do Sistema Interamericano de Cooperação (SIC).  Perguntas a esse respeito serão respondidas no curso: 1. Por que o SIC não é utilizado pelos países da Região na extensão de suas possibilidades e funcionalidade? 2. Por que os EUA investem na construção de estratégias alternativas de governança dos problemas regionais? 3. Carece o Sistema Interamericano de reformas que o transformem em uma ferramenta de cooperação multilateral reconhecidamente valiosa para a região?
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3230041 - Leandro Piquet Carneiro
 
Programa Resumido
O curso irá explorar a evolução das instituições regionais de governança multilateral na Região das Américas. A primeira parte do curso explora as diferentes formas institucionais, inovações e arranjos que regem as relações internacionais entre os Estados da Região, abordando os diferentes debates conceituais e teóricos relevantes sobre o tema. Em seguida vamos analisar o processo de criação da Organização dos Estados Americanos e seu processo de organização e funcionamento.  Na terceira parte do curso abordaremos as estruturas de governança regionais e em diferentes temas: Direitos Humanos, Saúde, Crimes Transnacionais e Defesa. As duas últimas aulas do curso se dedicam a pensar o futuro da cooperação multilateral na Região.
 
 
 
Programa
1.	Aula inaugural, apresentação do curso
2.	Concepções de governança e multilateralismo. Como definir governança global e multilateralismo? 
3.	A diversidade dos arranjos internacionais de cooperação.
4.	Como a prática do multilateralismo mudou ao longo do tempo no século XX e XXI?
5.	Fundamentos do Sistema Interamericano de Cooperação: ordenamento e organização.
6.	A Organização dos Estados Americanos I: marco normativo
7.	A Organização dos Estados Americanos II: geopolítica e história  
8.	Sistemas de governança I: Direitos Humanos
9.	Sistemas de governança II: Saúde 
10.	Sistemas de governança III: Crime e Ilícitos Transnacionais
11.	Sistemas de governança IV: Defesa
12.	Os distintos arranjos internacionais na Região das Américas: competição e eficiência governativa. 
13.	O Futuro da cooperação multilateral.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas em sala de aula e apresentação de um seminário em grupo comporão a nota final.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% poderão participar da recuperação.
 
Bibliografia
     
Boniface, Dexter S. 2002. Is there a democratic norm in the Americas? An analysis of the Organization of American States. Global Governance, 8(3), 365-381.

Cabranes, José A. 1968. The protection of human rights by the Organization of American States. American Journal of International Law, 62(4), 889-908.
Chanona, Alejandro. 2013. Regional security governance in the Americas: the Organization of American States. In The Security Governance of Regional Organizations (pp. 107-135). Routledge.

Lake, David A. 1996. “Anarchy, Hierarchy, and the Variety of International Relations.” International Organization 50, 1: 1-33.  
Martin, Lisa. 1992. “Interests, Power, and Multilateralism.” International Organization 46, 4: 765-792.

Morrison, James Ashley. 2012. “Before Hegemony: Adam Smith, American Independence, and the Origins of the First Era of Globalization.” International Organization 66, 3: 395-428.

Pouliot, Vincent. 2011. “Multilateralism as an End in Itself.” International Studies Perspectives 12, 1:
18-26.

Shaw, Carolyn M. 2004. Cooperation, conflict, and consensus in the Organization of American States. New York: Palgrave Macmillan.

Schroeder, Paul. 1989. “The nineteenth century system: balance of power or political equilibrium?” Review of International Studies 15, 2: 135-154.

Stein, A. 2009. El concepto de Seguridad multidimensional. Bien común, 15(176-177), 31-37.

Worden, A. P., Davies, A. L. B., & Brown, E. K. 2010. A patchwork of policies: Justice, due process, and public defense across American states. Alb. L. Rev., 74, 1423.

Zürn, Michael. 2017. "From Constitutional Rule to Loosely Coupled Spheres of Liquid Authority. A
Reflexive Approach." International Theory - A Journal of International Politics, Law and Philosophy 9,
2: 261-285.  
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0106

Clique para consultar o oferecimento para BRI0106

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP