Oferecer uma introdução à História do Teatro desde suas origens orientais e ocidentais até a Idade Média européia. O curso abrange as formas espetaculares da manifestação teatral – texto e cena - e busca situar estas manifestações no contexto sócio cultural de cada uma das épocas enfocadas.
1. O Teatro não Ocidental: Egito; Índia; Japão; China; Java; os Maias; os Incas.2. Panorama da Civilização Grega3. O Teatro Grego: Origens e Desenvolvimento4. A Evolução da Tragédia: Os Autores.5. A Evolução da Comédia. O Drama Satírico. Os Autores. O Teatro Popular.6. O Espetáculo: As Dionisíacas. Organização e Realização.7. O Espaço Cênico. A cenografia. A Indumentária. As Máscaras.8. O Teatro Romano. A Origem. Formas Teatrais.9. Os Autores10. Idade Média; O Teatro Religioso.11. Idade Média: O Teatro Profano.12. A Paidea e a Educação Moderna.13. O Aspecto Pedagógico do Teatro Medieval.
ARAÚJO, Nelson de. História do Teatro. Salvador: Imprensa Gráfica da Bahia, 1991.ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1972.AZZARONI, Giovanni. Dentro Il Mondo del Kabuki. Bologna: CLUEB, 1988.BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. BOIADHIEV, G. N. et alli. História do Teatro Europeu. Lisboa : Prelo, 1960, 2v.BOURCIEZ, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.CARVALHO, Ênio. História e Formação do Ator. São Paulo: Ática, 1989.COHEN, G. Le Théâtre en France au Moyen Age. Paris: PUF, 1980.D'AMICO, S. Storia del Teatro Dramatico, 6ª. Ed. Milano: Aldo Garzanti Editore, 1974,4v.DUMONT, J.C. & FRANÇOIS GARELLI, M.H. Le Théâtre à Rome. Paris: Librarie Générale Française, 1998.DUPONT, Florence. L´Acteur-Roi – Le Théâtre dans le Rome Antique. Paris: Societé d´Édition Les Belles Lettres, 1985.FACO, Antônio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2001.FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Occidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.FREIRE, ANTÔNIO. O Teatro Grego. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, 1985.GAEHDE, C. El Teatro desde la Antigüedad hasta el presente. Barcelona: Editorial Labor, 1930. GIROUX, Sakae M. Kyogen – O Teatro Cômico do Japão. São Paulo: Massao Ohno/Aliança Cultural Brasil-Japão, 1989.GAZOLLA, Rachel - Para não ler ingenuamente uma tragédia. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.GIROUX, Sakae M. Bunraku – Um Teatro de Bonecos. São Paulo: Perspectiva, 1991.KERENYI, Carol. Dioniso. São Paulo: Odysseus, 2002.KITTO, H.D.F. Greek Tragedy, 4ª. Ed. Londres: Methuen & Co Ltd, 1973.LESKY, A. A Tragédia Grega. S.P: Perspectiva, 2003.MOUSSINAC, Leon. Le Théâtre, des origines a nos jours. Paris: Flammarion, 1966.NICOLL, Allardyce. World Drama, 12a. Ed. Londres: George Harrap & Co, 1976.PAPIRO DRAMÁTICO DE RAMASSEUM. Tradução, Comentário e Introdução de Emmanuel O. Araújo. São Paulo: USP/ECA/CJE, 1974.PORTINARI, Mabel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.RIBEIRO JR, João. Grécia Mitológica. Campinas: Papirus, 1984.SAINT-VICOTR, Paul de As duas máscaras. São Paulo: Germape, 2003.SUZUKI, Eico. Nô. Teatro Clássico Japonês. São Paulo: Ed. do Escritor, 1977.VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Rio: Paz e Terra, 1990.VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Tragedia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988.VILLEGAS, Juan. Historia Multicultural do Teatro y Las Teatralidades en América Latina. Madrid; Galerna, 2005.VITRUVIO. Los Diez Libros de Arquitectura. Barcelona: Obras Mestras, 1970.