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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0237 - História do Teatro II
Theater History II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
1. Apresentação do curso, bibliografia. Aspectos pedagógicos da História do Teatro.
2. O Renascimento: nova perspectiva artística, cenografia.
3. A commedia dell’arte: desenvolvimento, personagens, práticas.
4. Teatro elizabetano: Ben Johnson e Marlowe . A forma do teatro elizabetano.
5. Shakespeare.
6. O Século de Ouro Espanhol. Lope de Veja e Calderon de la Barca.
7. O teatro clássico francês I: Corneille, Racine e Molière.
8. O teatro clássico francês II: Diderot, Voltaire e Rousseau.
9. Pré-Romantismo – Sturm und Drang: Klinger e Lessing.
10. Romantismo alemão: Goethe, Schiller e Büchner.
11. O Romantismo francês: V. Hugo e Alexandre Dumas.
12. O teatro francês – as formas populares. O melodrama e o vaudeville.
13. O Realismo: Dumas Filho e o Teatro do Ginásio.
14. O Naturalismo: Zola e Antoine.
15. Avaliação
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
245000 - Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
 
Programa Resumido
Prosseguir na exposição da história do teatro observada tanto do ponto de vista do espetáculo cênico quanto da análise e da prática da dramaturgia. Neste semestre, parte-se do teatro renascentista para chegar-se até os movimentos naturalistas, no final do século XIX.
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso, bibliografia.
2. O Renascimento: nova perspectiva artística, cenografia
3. A commedia dell’arte: desenvolvimento, personagens, práticas
4. Teatro elizabetano: Bem Jonson e Marlowe . A forma do teatro elizabetano
5. Shakespeare.
6. O Século de Ouro Espanhol. Lope de Veja e Calderon de la Barca
7. O teatro clássico francês I: Corneille, Racine e Molière.
8. O teatro clássico francês II: Diderot, Voltaire e Rousseau.
9. Pré-Romantismo – Sturm und Drang: Klinger e Lessing
10. Romantismo alemão: Goethe, Schiller e Büchner
11. O Romantismo francês: V. Hugo e Alexandre Dumas
12. O teatro francês – as formas populares. O melodrama e o vaudeville.
13. O Realismo: Dumas Filho e o Teatro do Ginásio
14. O Naturalismo: Zola e Antoine
15. Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido em aulas teóricas, aulas práticas e leituras programadas.
Critério
A avaliação de aproveitamento, com atribuição de notas de 0 a 10, é feita pela média ponderada das notas obtidas pela participação nas aulas práticas, relatórios de leituras e prova final.
Norma de Recuperação
Trabalho de recuperação a partir de um tema escolhido do programa.
 
Bibliografia
     
ARISTÓETELES Poética. São Paulo: Martin Claret, 2004.
BALL, D. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BENTLEY, E. A experiência viva do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BERRENTINI, C. Duas farsas: o embrião do teatro de Molière. São Paulo: Perspectiva, 1979.
BERTHOLD, M. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BLOMM, H. Shakespeare e a invenção do humano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
__________. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
BORIE, M., ROUGEMONT, M., SCHERER, J. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1996.
CARLSON, M. Teoria do teatro: estudo histórico dos gregos até a atualidade. São Paulo: Unesp, 1997.
COSTA, L. M. A poética de Aristóteles: mimese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 1992.
DIDEROT, D. O Paradoxo do comediante. São Paulo: Abril, 1986.
GASSNER, J. Mestres do teatro I e II. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GUINSBURG, J. (org.) O romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
_____________ . (org.) O classicismo. São Paulo: Perspectiva, 1999.
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HELIODORA, B. Falando de Shakespeare. São Paulo: São Paulo: Perspectiva, 1998.
______________. A expressão do homem político em Shakespeare. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HUGO, V. Do grotesco ao sublime – prefácio do Cromwell. São Paulo: Perspectiva, s.d.
HUPPES, I. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê, 2000.
KANT, E. Crítica do juízo do gosto. São Paulo: Abril, 1984.
MAGALDI, S. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989.
NICOLL, A. The world of Harlequin. London: Cambridge Press, 1963
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia no espírito da música. São Paulo: Abril, 1984.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RONAI, P. O teatro de Molière. Brasília: Ed. Univ. de Brasília, 1981.
ROSENFELD, A. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Perspectiva, 1993.
ROUBINE, J.J. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
RYNGAERT.J.P. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SCALA, F. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell´arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
STEVENS, K., MUTRAN. M.H. O teatro inglês da Idade Média até Shakespeare. São Paulo: Global, 1988.
SZONDI, P. Teoria do drama moderno: 1880 – 1950. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
__________ O drama burguês. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ZOLA, E. O romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
 

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