Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0239 - História do Teatro IV
Theater History IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Tendo em vista a amplitude do período abordado, que se estende da década de 50 do século XX até o princípio do século XXI, elegemos as tendências mais significativas do teatro moderno e contemporâneo, com análise específica da encenação, dramaturgia e atuação, incluindo, nas últimas décadas do século, o estudo de  manifestações específicas da cena atual, como a performance e a dança-teatro.  
 
 
 
Programa Resumido
Apresentar um quadro significativo do teatro moderno contemporâneo e de todas as manifestações cênicas afins. Aprofunda-se no estudo daquelas tendências, criadores e obras que marcaram mais significativamente o panorama teatral do período compreendido entre os anos cinqüenta do século XX até o princípio do século XXI.
 
 
 
Programa
1.	O teatro da crueldade de Antonin Artaud.  
2. O teatro político: teoria, dramaturgia e encenação. Piscator e Brecht.
3. Dramaturgia e teatro americanos no pós-guerra: psicanálise e realismo. Eugene O'Neill (Longa jornada noite adentro), Tennessee Williams (Um bonde chamado desejo), Arthur Miller ( A morte do caixeiro viajante) e Edward Albee (Quem tem medo de Virginia Woolf?).
4. A performance. O encenador como autor do espetáculo. O teatro autônomo de Tadeusz Kantor.
5. O happening. Os laboratórios e as comunidades de criação: Living Theatre, Open Theatre, Bread and Puppet Theatre.
6. A criação coletiva e o ator no trabalho de grupo. O "Théâtre du Soleil" de Ariane Mnouchkine e o texto coletivo.
7. Patrice Chéreau e os encenadores franceses contemporâneos: Antoine Vitez, Jacques Lassale, Daniel Mesguish. A dramaturgia de Michel Vinaver (Iphigénie Hôtel, Os trabalhos e os dias, Os estivadores) e Bernard-Marie Koltès (Na solidão dos campos de algodão).
8. A dramaturgia inglesa e norte-americana: Harold Pinter (Volta ao lar, O amante, Festa de aniversário), Tom Stoppard (Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, A quadratura do círculo), Sam Shepard (Angel city, Oeste verdadeiro, La turista, Mente mentira), Tony Kushner (Angels in America).
9. O teatro de visões de Robert Wilson. O teatro ontológico-histérico de Richard Foreman.
10. As mudanças no trabalho do ator. O teatro-laboratório de Jerzy Grotowski. A antropologia teatral de Eugenio Barba.
11. O projeto teatral de Richard Schechner.
12. Dramaturgia e encenação na Alemanha contemporânea. Os encenadores: Klaus-Michael Grüber, Peter Stein, Mathias Langhoff. A dramaturgia de Heiner Müller (Medeamaterial, Mauser, Hamlet-Máquina, A Missão, Quartett).
13. Tendências atuais: a encenação de Robert Lepage.
14. Tendências atuais: Jan Fabre, Marina Abramovic.
15. Teoria do teatro contemporâneo: o teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann.
16. Aspectos pedagógicos da História do Teatro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de aulas teóricas, pesquisas, leituras programadas e seminários.
Critério
A avaliação dos alunos será feita a partir das notas obtidas pela participação nos seminários e nas aulas, nas análises de texto e na monografia final.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo, Perspectiva, 1994. 
BENTLEY, Eric. O teatro engajado. Rio de Janeiro, Zahar, 1969.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991.
BERMAN, Marshall. "Na floresta dos símbolos: algumas notas sobre o modernismo em Nova Iorque". In Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo, Companhia das Letras, 1987.
BINER, Pierre. O Living Theatre. Lisboa, Forja, 1976.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo, Unesp, 1995.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo, Perspectiva, 1990.
CONNOR, Steven. "Performance pós-moderna". In Cultura pós-moderna. São Paulo, Loyola, 1993.
CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. vol. 17. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1974.
GALIZIA, Luiz Roberto.Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo, Perspectiva, 1986.
GASSNER, John. Mestres do teatro II. São Paulo, Perspectiva, 1980.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1971.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo, Perspectiva, 1987.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século vinte. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
HUYSSEN, Andreas. "Mapeando o pós-moderno". In HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.
LEHMANN, Hans-Thies. Le théâtre postdramatique. Paris, L’Arche, 2002.
MÜLLER, Heiner. Guerra sem batalha, uma vida entre duas ditaduras.Trad. Karola Zimber. São Paulo, Estação Liberdade, 1997.
MÜLLER, Heiner. Quatro textos para teatro. São Paulo, Hucitec, 1987.
MÜLLER, Heiner. Medeamaterial e outros textos. São Paulo, Paz e Terra, 1993.
ROSENFELD, Anatol. Teatro moderno. São Paulo, Perspectiva, 1977.
ROSENFELD, Anatol. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo, Perspectiva, 1993.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.
SÁNCHEZ, José A. Dramaturgias de la imagen. La Mancha, Ed. Universidad de Castilla, 1994.
SHEPARD, Sam. Quatro peças de Sam Shepard.São Paulo, Paz e Terra, 1994.
SONTAG, Susan. "Happenings: uma arte de justaposição radical". In Contra a interpretação. Porto Alegre, L& PM, 1987.
THORAU, Henry. Perspectivas do moderno teatro alemão. São Paulo, Brasiliense, 1984.
 

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