Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0240 - Teatro e Educação I
Theater and Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Propor uma reflexão sobre as relações que historicamente e na atualidade vêm sendo tecidas entre o teatro e a educação, discutindo as diferentes modalidades que a caracterizam, seus pontos de inserção, assim como as metodologias de trabalho que a configuram.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
O binômio Teatro/Educação. Modalidades da relação entre o Teatro e a Educação: sistema educacional; ação cultural; instituições e faixas etárias; percurso histórico. Perspectivas lúdicas: jogos teatrais, jogos dramáticos e suas acepções, “drama”. O conceito de aprendizagem no sistema de jogos teatrais. Processos de caráter lúdico: documentação e avaliação. A aprendizagem do teatro e as teorias educacionais. Processos de aprendizagem e processos de pesquisa.
 
 
 
Programa
1.O binômio Teatro/Educação
2.Modalidades da relação entre o Teatro e a Educação: sistema educacional
3. Modalidades da relação entre o Teatro e a Educação: ação cultural
4. Modalidades da relação entre o Teatro e a Educação: instituições e faixas etárias
5. Modalidades da relação entre o Teatro e a Educação: percurso histórico
6. Perspectivas lúdicas: jogos teatrais, jogos dramáticos e suas acepções, “drama”
7. O conceito de aprendizagem no sistema de jogos teatrais
8. Processos de caráter lúdico: documentação e avaliação
9. A aprendizagem do teatro e as teorias educacionais
10. Processos de aprendizagem e processos de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
l.Aulas expositivas.
2.Seminários e debates.
3.Relatos de experiências.
Critério
-Freqüência e participação nas aulas.
-Entrega de relatórios e trabalho final escrito.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito, referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
CABRAL, Beatriz Ângela. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CHACRA, Sandra. A natureza e o sentido da improvisação teatral. S.P: Perspectiva, 1983.
COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. S.P.: Perspectiva, 1980.
DESGRANGES, Flavio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. S.P.: Perspectiva, 1984.
RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.
SALA PRETA. Dossiê Teatro Educação, nº 2, 2002, p.211-289.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. S.P.: Perspectiva, 1979.
____________. Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. S. P. : Perspectiva, 2001.
___________ . Jogos Teatrais na sala de aula. S.P.: Perspectiva, 2007.
____________. O jogo teatral no livro do diretor. S.P.: Perspectiva, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0240

Clique para consultar o oferecimento para CAC0240

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP