Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0254 - Mímica II
Mime II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Desenvolvimento e ampliação dos exercícios realizados no 1o semestre, visando maior domínio do corpo e maior estímulo à observação. Aprofundamento da Técnica Ilusória. Análise de uma peça de mímica: o texto corporal como princípio. Reflexão sobre a linguagem da Mímica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
63370 - Eduardo Tessari Coutinho
 
Programa Resumido
Ampliação dos exercícios de Mímica I. Aprofundamento de técnicas ilusórias. O texto corporal. A linguagem da Mímica.
 
 
 
Programa
1. A musicalidade do movimento.
2. O movimento: origem e intenção.
3. Relação dos objetos com o Mimo: o peso.
4. Relação dos objetos com o Mimo: o tamanho.
5. Técnica Ilusória: a força.
6. Técnica Ilusória: a intenção.
7. Técnica Ilusória: o andar.
8. Técnica Ilusória: as escadas.
9. A expressividade das mãos.
10. A expressividade facial: a máscara.
11. Técnica Ilusória: o contraponto.
12. A estrutura de uma peça de Mímica.
13. Exercícios práticos: elaboração e ensaio.
14. Exercícios práticos: apresentação.
15. Exercícios práticos: avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios para desenvolver o ritmo e a musicalidade ligados ao movimento. Exercícios de máscara. Exercícios de Técnica Ilusória. Análise e discussão.
Critério
Aproveitamento dos alunos nos vários exercícios. Participação e desempenho nos exercícios de improvisação. Avaliação do trabalho final.
Norma de Recuperação
Sem recuperação
 
Bibliografia
     
BALSIMELLI, Rossano e Livio Negri. Guida al Mimo e al Clown. Milano: Rizzoli Editore, 1982.
BROOK, Peter. A Porta Aberta: Reflexões sobre a Interpretação e o Teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.
DAVIS, Flora. Comunicação Não-Verbal. São Paulo: Summus, 1978.
DECROUX, Etienne. Parole sur le Mime. Paris: Librairie Théâtrale, s.d.
GRUNER, Simone. Jeu de Masques. Paris: Dessain et Tolra, s.d.
HAUSBRANDT, Andrzej. Tomaszewski’s Mime Theatre. Warsaw: Interpress Publication, 1975.
LAWSON, Joan. Mime. The Theory and Practice of Expression Gesture. New York: A Dance Horizons Republication, s.d.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0254

Clique para consultar o oferecimento para CAC0254

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP