Introduzir os alunos à reflexão teórica sobre o teatro e sobre as teorias estéticas em geral. A partir do pano de fundo da história das idéias e reflexões sobre o fazer teatral, aprofunda-se verticalmente em autores e obras que definem modelos e/ou estruturas para configurar um pensamento sobre o teatro. O curso inicia-se com leituras do conceito de mimese em A República de Platão e em A Poética de Aristóteles e conclui-se com as reflexões modernas de Craig e Appia sobre a arte do teatro e com o impulso anti-mimético das vanguardas históricas. Na segunda metade o foco é sobre os filósofos que desde o iluminismo contribuíram com reflexões significativas sobre o teatro.
O curso inicia-se com leituras do conceito de mimese em A República de Platão e em A Poética de Aristóteles e conclui-se com as reflexões modernas de Craig e Appia sobre a arte do teatro e com o impulso anti-mimético das vanguardas históricas. Na segunda metade o foco é sobre os filósofos que desde o iluminismo contribuíram com reflexões significativas sobre o teatro.
1. A idéia de teatro: as tensões, intersecções e relações entre a literatura dramática e o espetáculo.2. A crítica da mimese em Platão: a condenação da poesia e do teatro3. Aristóteles e o conceito de mimese na Poética: a primeira reflexão sobre o teatro4. A teoria da ação dramática e as bases da dramaturgia: a trama como coração da tragédia.5. A teoria do espetáculo na retórica de Aristóteles e a tradição anti-teatral no primeiro milênio.6. O resgate renascentista da Poética e a teoria neoclássica do drama .5. A crítica de Diderot ao neoclassicismo e as bases teóricas do drama burguês.6. A noção de estética, a Crítica do Juízo de Kant e a teoria do teatro do romantismo alemão.7. A estética do idealismo alemão: Hegel e Schopenhauer 8. A crise do idealismo e o pensamento estético de Nietzsche.9. Naturalismo e simbolismo: duas faces da teoria do teatro moderno10. A 'arte do teatro' de Gordon Craig e o teatro do futuro de Appia.12. As vanguardas históricas: anti-mimese e negação de uma estética do teatro. 13. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
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