Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0259 - Teoria do Teatro I
Theater Theory I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos à reflexão teórica sobre o teatro e sobre as teorias estéticas em geral. A partir do pano de fundo da história das idéias e reflexões sobre o fazer teatral, aprofunda-se verticalmente em autores e obras que definem modelos e/ou estruturas para configurar um pensamento sobre o teatro. O curso inicia-se com leituras do conceito de mimese em A República de Platão e em A Poética de Aristóteles e conclui-se com as reflexões modernas de Craig e Appia sobre a arte do teatro e com o impulso anti-mimético das vanguardas históricas. Na segunda metade o foco é sobre os filósofos que desde o iluminismo contribuíram com reflexões significativas sobre o teatro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
O curso inicia-se com leituras do conceito de mimese em A República de Platão e em A Poética de Aristóteles e conclui-se com as reflexões modernas de Craig e Appia sobre a arte do teatro e com o impulso anti-mimético das vanguardas históricas. Na segunda metade o foco é sobre os filósofos que desde o iluminismo contribuíram com reflexões significativas sobre o teatro.
 
 
 
Programa
1. A idéia de teatro: as tensões, intersecções e relações entre a literatura dramática e o espetáculo.
2. A crítica da mimese em Platão: a condenação da poesia e do teatro
3. Aristóteles e o conceito de mimese na Poética: a primeira reflexão sobre o teatro
4. A teoria da ação dramática e as bases da dramaturgia: a trama como coração da tragédia.
5. A teoria do espetáculo na retórica de Aristóteles e a tradição anti-teatral no primeiro milênio.
6. O resgate renascentista da Poética e a teoria neoclássica do drama .
5. A crítica de Diderot ao neoclassicismo e as bases teóricas do drama burguês.
6. A noção de estética, a Crítica do Juízo de Kant e a teoria do teatro do romantismo alemão.
7. A estética do idealismo alemão: Hegel e Schopenhauer
8. A crise do idealismo e o pensamento estético de Nietzsche.
9. Naturalismo e simbolismo: duas faces da teoria do teatro moderno
10. A 'arte do teatro' de Gordon Craig e o teatro do futuro de Appia.
12. As vanguardas históricas: anti-mimese e negação de uma estética do teatro.
13. Aspectos pedagógicos da Teoria do Teatro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, leituras comentadas de textos, discussões, seminários e conferências.
Critério
A avaliação de aproveitamento, com atribuição de notas de 0 a 10, é feita pela média ponderada das notas obtidas pela participação nas aulas práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, além de relatórios de pesquisa. Todas essas atividades terão peso menor que um trabalho final que deverá ser entregue versando sobre tema tratado durante o curso.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho final dentro dos prazos regimentais.
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. de Eudoro de Souza. In Os Pensadores II. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva
APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa: Arcádia, s.d.
BALAKIAN, Anna. O Simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
BABLET, Denis. Edward Gordon Craig. Paris: L'Arche, 1962.
BUTCHER, S.H. Aristotle's theory of poetry and fine art. London: Dover, 1951.
BRAUN, Edward. The director and the stage. London: Methuen, 1983
CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, s.d.
DEAK, Frantisek. Symbolist Theatre. London: The Johns Hopkins University Press, 1993
GASSNER, John. Mestres do Teatro II. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
HALLIWELL, S. Aristotle's Poetics. London: Duckworth, 1986.
HUGO, Victor. Cromwell. Paris: Garnier-Flammarion, 1968.(
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. São Paulo: Perspectiva/Elos
RORTY, A.O.K. Essays on Aristotle Poetics. Oxford: Princeton Univ. Press, 1991.
INNES, C. Edward Gordon Craig. Directors in Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
MALLARMÉ, Stéphane. Igitur, Divagations, Un coup de dés. Paris: Gallimard, 1976.
MALLARMÉ, Stéphane. Poésies. Paris: Librairie Générale Française, 1977.
PLATÃO, A República. (trad. Ana Lia de Almeida Prado). São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: DESA, 1965.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Conceitos fundamentais da poética. Trad. Celeste Aída Galvão. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1972.
STRINDBERG. "Prefácio a Senhorita Júlia".
ZOLA, Emile. O romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Perspectiva.
 

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