Prosseguir no aprendizado de dramaturgia, depois de adquiridos os primeiros conhecimentos, aprofundando a pesquisa sobre a figura do personagem em teatro, suas ortigens, suas técnicas de criação, configuração, caracterização. Possibilitar ao aluno os conhecimentos que posteriormente, serão utilizados na feitura das peças onde ocorra a melhor criação de personagens; possibilitar a análise mais aprofundada, a nível de dramaturgia, de peças de teatro e seus personagens
l.As origens do Personagem.2.A criação do Personagem .3.Personagem: suas funções e sua necessidade. 4.Personagem: vontade, obstáculos, conflitos.5.Os principais tipos de conflitos. 6.O conflito interno. 7.O monólogo e o personagem .8.Personagem: modos de caracterização . 9.O personagem através dos tempos. 10.O personagem no Teatro Épico . ll.O personagem no Teatro Brechtiano12.O personagem no Teatro do Absurdo13.Novas formas de criação do personagem. 14.O personagem sem vontade, de Buechner até hoje. 15.O personagem de Beckett. _____________________________________________________________
ARISTÓTELES.Arte Retórica e Arte Poética. Trad. de Eudoro de Souza. In Aristóteles II- Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1979.HEGEL.Estética. Poesia. Trad. Álvaro Ribeiro .Lisboa: Guimarães Editores,1964.ROSENFELD, A. O Teatro Épico. São Paulo:DESA,1965.STAIGER, Emil.Conceitos Fundamentais da Poética. Trad .de Celeste A.Galeão. Rio de Janeiro: Ed.Tempo Brasileiro, 1972. CLARK, Barrett H.European Theories of Drama.New York: Crown Publishers,1959.GOUHIER, H. La obra teatral. Buenos Aires: Eudeba,1961.PALLOTTINI,Renata.Introdução à Dramaturgia.São Paulo,Ed.Brasiliense,1984.LESSING. Dramaturgia de Hamburgo. São Paulo:Ed. Herder,1964.ROSENFELD, A. Texto e Contexto. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1969.DIDEROT,D.Discurso sobre a Poesia Dramática. SP,Ed.Brasiliense,1986.