1. Levar o aluno a desenvolver um processo autônomo de construção e desempenho da palavra cênica, síntese de clareza e fluência.2. Estimular a ação dos potenciais criativos da voz e da palavra, no âmbito das imagens e da ações da voz.3. Pesquisar e provocar poéticas com a fala criativa, nos campos do sujeito lírico, épico e dramático.
Sustentação das potencialidades da voz, nas dimensões do eu, da pessoa e do cidadão, associadas à dicção lírica, dramática e épica, respectivamente.
1. Preparação, ação e sustentação: criação de rotina coletiva. 2. Potenciais da voz: respiração, intensidade, flexibilidade tonal, ressonância, articulação, dicção, volume, projeção, duração, pausas, velocidade e ritmo.3. Sonoridade das palavras e sua relação com os significados, as imagens e as ações da fala poética.4. O sujeito lírico. O tempo em suspensão. Atmosfera e imagens.5. Improviso vocal dentro do universo lírico, utilizando-se os potenciais da voz.6. O sujeito épico. Ação do narrador. 7. Improviso vocal dentro do universo épico, utilizando-se os potenciais da voz.8. O sujeito dramático. O ator como síntese das polaridades lírica e épica, associadas ao cantor e ao narrador.9. Improviso vocal dentro do universo dramático, utilizando-se os potenciais da voz.10. Estratégias de apropriação do texto dramático.11. Ação do corpo-voz no campo do jogo dramático.12. Encenação da voz.
BENJAMIM, W. Textos Escolhidos. Que é o Teatro Épico? São Paulo: Editora Abril Cultural, 1975.BERRY, C. Voice and the Actor. Londres: Harrap London, 1973.GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação.São Paulo: Summus Editorial, 1997.GOLDSTEIN, N. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Editora Ática, 1985.GROTOWSKI, J. Ordem Externo, Intimidad Interna. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 189 a 201. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.ROSENFELD, A. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.SEIDEN, S.: Voz y Movimiento. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 145 a158. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.