Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0269 - Poéticas da Voz III
Voice Poetics III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
1.	Levar o aluno a desenvolver um processo autônomo de construção e desempenho da palavra cênica, síntese de clareza e fluência.
2. Estimular a ação dos potenciais criativos da voz e da palavra, no âmbito das imagens e da ações da voz.
3. Pesquisar e provocar poéticas com a fala criativa, nos campos do sujeito lírico, épico e dramático.
 
 
 
Programa Resumido
Sustentação das potencialidades da voz, nas dimensões do eu, da pessoa  
e do cidadão, associadas à dicção lírica, dramática e épica,
respectivamente.
 
 
 
Programa
1.	Preparação, ação e sustentação: criação de rotina coletiva. 
2. Potenciais da voz: respiração, intensidade, flexibilidade tonal, ressonância, articulação, dicção, volume, projeção, duração, pausas, velocidade e ritmo.
3. Sonoridade das palavras e sua relação com os significados, as imagens e as ações da fala poética.
4. O sujeito lírico. O tempo em suspensão. Atmosfera e imagens.
5. Improviso vocal dentro do universo lírico, utilizando-se os potenciais da voz.
6. O sujeito épico. Ação do narrador.
7. Improviso vocal dentro do universo épico, utilizando-se os potenciais da voz.
8. O sujeito dramático. O ator como síntese das polaridades lírica e épica, associadas ao cantor e ao narrador.
9. Improviso vocal dentro do universo dramático, utilizando-se os potenciais da voz.
10. Estratégias de apropriação do texto dramático.
11. Ação do corpo-voz no campo do jogo dramático.
12. Encenação da voz.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos, especialmente através de foros de debate. Deseja-se um equilíbrio entre os enfoques geral (dedutivo) e específico (indutivo), unificados pelo princípio “preparação, ação e sustentação”. A abordagem, dirigida do coletivo para o individual, elege o jogo como estratégia. Além disso, os alunos são estimulados a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Desempenho cotidiano do aluno
2. Realização de tarefas
3. Atuação em seminários
4. Relatórios
5. Exercício prático final
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BENJAMIM, W. Textos Escolhidos. Que é o Teatro Épico? São Paulo: Editora Abril Cultural, 1975.
BERRY, C. Voice and the Actor. Londres: Harrap London, 1973.
GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação.São Paulo: Summus Editorial, 1997.
GOLDSTEIN, N. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Editora Ática, 1985.
GROTOWSKI, J. Ordem Externo, Intimidad Interna. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 189 a 201. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
ROSENFELD, A. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.
SEIDEN, S.: Voz y Movimiento. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 145 a158. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
 

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