Estabelecer relações entre domínio corporal e expressão artística. Domínio da criação artística do movimento. Tônus corporal e emoção. Relação entre som e movimento, entre palavra e gesto.
Gesto, tônus e emoção. O corpo e a criança: etapas de desenvolvimento do movimento. O corpo do atuante. Corpo próprio e presença. Improvisação, partitura e organização. O pesquisador-intérprete.
1. Gesto, tônus e emoção.2. O corpo e a criança: etapas de desenvolvimento do movimento.3. O corpo do atuante.4. Corpo próprio e presença.5. Improvisação, partitura e organização.6. O pesquisador-intérprete.
PICKLER, Emmi. Mover-se en Libertad. Madrid: Narcea, 1985.SACHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.WALLON, H. As Origens do Carretar na Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.TODD, Mabel. The Thinking Body: A study of the balancing forces of dynamic man. New Jersey: Princeton Book Co., 1959.FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.