Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0274 - Poéticas da Voz IV
Voice Poetics IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
1.	Levar o aluno a sustentar um processo autônomo de construção e desempenho da palavra cênica, síntese de clareza e fluência.
2. Estimular a sustentação dos potenciais criativos da voz e da palavra, no âmbito das imagens e da ações da voz.
 
 
 
Programa Resumido
Sustentação das potencialidades da voz e de estruturas de treinamento,  
associadas à dicção performática.
 
 
 
Programa
1.	Sustentação de uma rotina coletiva de treinamento. Estado de atenção e estado de música.
2. Sustentação dos potenciais da voz: respiração, intensidade, flexibilidade tonal, ressonância, articulação, dicção, volume, projeção, duração, pausas, velocidade e ritmo.
3. Ação da voz: planos baixo, médio e alto.
4. Sustentação das ações do corpo-voz.
5. Dinâmicas da voz como composição: combinatória de potenciais.
6. Estruturas de treinamento.
7. Improvisos do corpo-voz: silêncio e ruído, som e sentido, palavra.
8. Voz e performance: sujeito poético.
9. Encenação da Voz: projeto coletivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos, especialmente através de foros de debate. Deseja-se um equilíbrio entre os enfoques geral (dedutivo) e específico (indutivo), unificados pelo princípio “preparação, ação e sustentação”. A abordagem, dirigida do coletivo para o individual, elege o jogo como estratégia. Além disso, os alunos são estimulados a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Desempenho cotidiano do aluno
2. Realização de tarefas
3. Atuação em seminários
4. Relatórios
5. Exercício prático final
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
BARBA, E. Entranamiento Vocal. In: Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Página 202 a 203. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
CHENG, S. C.: O Tao da Voz. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
FORTUNA, M. A Performance da Oralidade Teatral. São Paulo: Annablume Editora, 2000.
GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
MCCLOSKY, D. B. La sustentación de la voz. In: Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 87 a 94. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
TOMAS, T. N. Voz y entonación. Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 130 a 144. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
ZUMTHOR, P. Performance. Recepção. Leitura. São Paulo: Editora da PUC, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0274

Clique para consultar o oferecimento para CAC0274

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP