1. Levar o aluno a sustentar um processo autônomo de construção e desempenho da palavra cênica, síntese de clareza e fluência.2. Estimular a sustentação dos potenciais criativos da voz e da palavra, no âmbito das imagens e da ações da voz.
Sustentação das potencialidades da voz e de estruturas de treinamento, associadas à dicção performática.
1. Sustentação de uma rotina coletiva de treinamento. Estado de atenção e estado de música.2. Sustentação dos potenciais da voz: respiração, intensidade, flexibilidade tonal, ressonância, articulação, dicção, volume, projeção, duração, pausas, velocidade e ritmo.3. Ação da voz: planos baixo, médio e alto.4. Sustentação das ações do corpo-voz.5. Dinâmicas da voz como composição: combinatória de potenciais.6. Estruturas de treinamento.7. Improvisos do corpo-voz: silêncio e ruído, som e sentido, palavra.8. Voz e performance: sujeito poético.9. Encenação da Voz: projeto coletivo.
BARBA, E. Entranamiento Vocal. In: Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Página 202 a 203. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.CHENG, S. C.: O Tao da Voz. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.FORTUNA, M. A Performance da Oralidade Teatral. São Paulo: Annablume Editora, 2000.GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.MCCLOSKY, D. B. La sustentación de la voz. In: Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 87 a 94. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.TOMAS, T. N. Voz y entonación. Máscara. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenologia. Páginas 130 a 144. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.ZUMTHOR, P. Performance. Recepção. Leitura. São Paulo: Editora da PUC, 2000.