Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0296 - Maquiagem e Caracterização
Make-up and Characterization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
- Fornecer noções teóricas e práticas sobre as funções expressivas e comunicativas da maquiagem teatral.
- Levar o aluno a refletir sobre a importância da maquiagem não só na construção do personagem.
- Conhecimento de materiais de uso da cosmetologia, e técnicas de uso.
- Conhecer as origens históricas da maquiagem no mundo .
- Funções nas sociedades e estilos teatrais de várias épocas.
- Confecção de maquiagens ,no próprio rosto, a fim de desvendar processos de construção de principais tipos, freqüentemente usados em espetáculos.
- Construção e estilização de personagens.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2157301 - Marcelo Denny de Toledo Leite
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
-História da Maquilagem.
-Função e tipos de Maquilagem.
-Esquema de cores-suas misturas.
-Projeção luminosa .
-Luz e distancia.
-Maquiagem e o espetáculo teatral.
-Pele- cuidados e conservação.
-Cosméticos- uso e cuidados
-Formato do rosto e correções.
-Maquilagem social de palco .
-A maquiagem no teatro oriental.
-Maquilagem Artística.
-Cicatriz, hematoma,verruga e sangue.
-Sulcos e enfossaduras.
-Envelhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com uso de vídeos, fotografias, livros, transparências e imagens, via data show. Aulas teóricas com apoio de textos. Aulas práticas.

Critério
Nível de criatividade e entrelaçamento entre os conteúdos teóricos e os desdobramentos práticos desenvolvidos em aula. Empenho e capacidade de articular procedimentos estéticos, práticos e teóricos sobre temas referentes.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BABLET, Denis. Le Mask de Rite au Théâtre. Paris: Éditions du Centre National de la Recherche Scientifique,1988.
BANFORD, T. W. Pratical Make Up for the Stage. Londres: Sir Issac Pitman & Sons Ltd., 1955.
BECCKWITH,Carol. African Cerimonies. Nova York: EUA.Abrams Inc., 2002.
BOGATYREV, P. O Signo Teatral - A Semiologia Aplicada à Arte Dramática. Porto Alegre: Editora Globo,1977.
BOUBLIK, Vlastimil. The Art Make Up. (for Stage, Television and Film). E.U.A: Pergamon Press, 1968.
BUCHMAN, Herman. Stage Make Up. New York: Watson-Guptill Publications, 1989.
CARBONCINI,Anna. Perfume e Maquiagem - Numa Exposição. São Paulo: Práxis Artes Gráficas Ltda, 1978.
CASTELBAJAC,Kate de. The Face of Century. EUA: Thames and Hudson, 1995.
COREY, Orlin. An Odyssey of Masquers. New Orleans: Rivendell House Limited, 1988.
COREY, Irene. The Faces is a Canvas. E.U.A.: Anchorage Press, 1990.
CUMMING, Richard. Simple Make Up of Young Actors. E.U.A.: Plays. Inc., 1990.
FREEMAN, Ron. Make Up Art. E.U.A.: Ed. Franklin Watts, 1991.
GRIFFITHS, Trevor R. Stagecraft, the Complete Guide to Theatrical Practive. Oxford: Phaidon, 1982.
HOGETT, Chris. Stage Crafts. Londres: Adam & Charles Black, 1975.
KEHOE, Vincent J. R. The Techique of Film and Television Make Up for Color and Black and White. Londres e Nova York: Focal Press, 1969.
KIRBY, Theodore. UR-Drama.
KLINTOWITZ,Jacob. Máscaras Brasileiras. Catálogo da Exposição. São Paulo: MASP,1986.
LHULIER, Yolanda. Elementos de Editoração não Verbal na Pintura Corporal dos Índios Caduveo. São Paulo: COM-ARTE, 1974.
MOLINOS, Duda. Maquiagem. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
PIRCHAN, E. Maschere e Trucco Teatrale. Itália: Antonio Villardi Editore, 1955.
ROITER, Fulvio. Venetian Carnival. Milão: Co. Graf. Sr/Editore, 1987.
RUSSON, Jacqueline. Pintando o Rosto. São Paulo: Editora Manole Ltda., 1994.
SALISBURY, Mark & HEDGCOCK, Alan. Behind the Mask, the Secrets of Hollywood's Monster Makers. Londres: Titan Books Ltd., 1987.
SMITH, Ray C. Book of Make Up, Masks and Wigs. Emmaus: Rodale Press, Inc., 1974.
TAYMOR, Julie. Lion King,-Pride Rock on Broadway. New York: Disney Editions, 1997.
TORRES,Domingo Piga. El Maquillaje Teatral. Santiago,Chile: Publicaciones Escuela de Teatro,Universidad de Chile, 1968.
VIDAL, Lux. PUT_KAROT-Grupo Indígena do Brasil Central. São Paulo, 1972.
WOSIEN, Maria Gabriele. Sacred Dance. (Enconters Whith the Gods). E.U.A.: Thames and Hudson, 1974.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0296

Clique para consultar o oferecimento para CAC0296

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP