Desenvolver o senso de responsabilidade e capacidade de iniciativa através de gradativo exercício didático na coordenação de grupos e avaliação de processos pedagógicos .
A noção de regra e sua aquisição progressiva. O jogo simbólico e o jogo de regras. O jogo de regras e a aprendizagem teatral. Jogos teatrais e consciência de processos de aprendizagem. A documentação de processos de aprendizagem. Projetos de intervenção teatral.
1. A noção de regra e sua aquisição progressiva2. O jogo simbólico e o jogo de regras3. O jogo de regras e a aprendizagem teatral4. Jogos teatrais e consciência de processos de aprendizagem5. A documentação de processos de aprendizagem6. Projetos de intervenção teatral
______________. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.___________ . O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.PUPO, Maria Lúcia. “O lúdico e a construção do sentido”. Sala Preta, junho de 2001, pp. 181-187. ___________ . “Para desembaraçar os fios”. Educação e Realidade, UFRGS, v.30, nº 2, jul./dez. 2005, pp. 217-228.___________ . Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.