1. Introduzir os alunos na prática das ações físicas como elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas desta abordagem metodológica ao conceito contemporâneo de atuação.2. Iniciar um processo de treinamento físico com os alunos que permita trabalhar o corpo e a voz, além de ampliar e reconhecer as suas potencialidades expressivas.3. Abordar na teoria e na prática as referências pioneiras das ações físicas nas principais pesquisas estéticas: Stanislavski, Meyerhold, Laban, Brecht, Artaud, Decroux e Grotowski.4. Criar cenas a partir de textos não-teatrais como poesias, contos ou crônicas ou textos teatrais curtos que permitam experimentar a sobreposição das ações aos textos. A produção e a apresentação das cenas tem como objetivo também, refletir sobre a prática e vivenciar a relação palco-platéia.
Ações físicas. As ações vocais e o texto. Silêncio
I – Ações físicas:1. Os elementos de composição da ação física.2. A relação entre pré-atuação, impulsos e satz.3. A forma da ação: início, meio, ápice e fim.4. Os segmentos da ação: direção, qualidade, fluência, velocidade e ritmo.5. A ação física e a relação com os objetos, espaço, música. 6. Aspectos pedagógicos da Interpretação Teatral.II- As ações vocais e o texto:1. Ressonadores.2. Dinâmicas: energia, volume, intensidade, tempo e duração.3. Silêncio.III - A composição de cenas individuais e coletivas:1. Composição e sobreposição de partituras corporais e vocais.2. Imagens e formas.
1.ARTAUD, A. O teatro e o seu duplo. SP: Max. Limonad, 1984.2. BARBA, E. & SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995.3. BORHEIM, Gerd Brecht: a estética do teatro. RJ: Graal, 1992. 4. BROOK,Peter. O teatro e o seu espaço. Petrópolis: Vozes,1970.5. CHEKHOV, M. Para o ator. SP: Martins Fontes, 1986. 6. GROTOWSKI, J.Em busca de um teatro pobre. RJ: Civil Bras.,l97l.7. LABAN, R. O domínio do movimento. SP: Summus, 1978.8.GUINSBURG, Jacó. Stanislavski, Meierhold & Cia. SP: Perspectiva, 2001.9.MEYERHOLD, V. Teoria teatral. Madrid: Fundamentos, 1986.10. STANISLAVSKI, C.A preparação do ator. RJ: Civ. Bras., l964.