Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0373 - Interpretação II
Interpretation II

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
1. Aprofundar a prática das ações físicas através de treinamento psicofísico.
2. Desenvolver um trabalho com personagens a partir de um texto teatral, explorando as possibilidades metodológicas das ações físicas.
3. Possibilitar a compreensão das diferentes possibilidades de construção da cena.
4. Abordar na teoria e na prática as referências modernas das ações físicas nas principais pesquisas estéticas: Decroux, Grotowski, Brook, Lecoq, Chaikin, Kantor, Barba e Schechner .
5. Vivenciar um processo criativo de montagem que proporcione ao aluno uma reflexão teórica da prática realizada e o reconhecimento de diferentes princípios estéticos, estilos e gêneros teatrais, além do exercício da produção e da recepção teatral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
33397 - Armando Sérgio da Silva
 
Programa Resumido
Técnicas de treinamento. Composição de personagem.
 
 
 
Programa
I – Técnicas de treinamento:
1. O físico e o energético.
2. Ações físicas e vocais.
3. Memorização e codificação das ações físicas.
4. Improvisação e composição de partituras de ações.
5. Aspectos pedagógicos da Interpretação Teatral.

II. Composição de personagem:
1. O jogo do ator e a personagem: criação de matrizes.
2. A personagem e a construção de matrizes com os elementos da cena: espaço, ritmo, movimento, tempo, objeto e palavra.
3. A personagem: imagens, características e linhas de força (emoção e situação).
4. O trabalho com o texto e as ações da personagem: as imagens, o subtexto e o gesto.
5. A imagem e a forma da personagem: ação interior e exterior.
6. A atuação orgânica: harmônica e desarmônica.
7. O trabalho com o texto: musicalidade, vibração, intenção.
8. Análise do texto a partir das ações.
9. A improvisação, criação, produção e apresentação de cenas públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios práticos, visando o aprofundamento da metodologia das ações físicas, voltado para o trabalho de composição de personagens. Improvisação, criação e realização de cenas individuais e coletivas.
Critério
Criatividade, imaginação, seriedade, disciplina na execução dos exercícios e das cenas. Autonomia artística alcançada para a realização das propostas. Participação nas avaliações e nas discussões teóricas sobre a prática e a contribuição pessoal para o trabalho em grupo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
l. ASLAN, O. O ator no séc. XX. SP: Perspectiva, 1994.
2. BARBA, E. A canoa de papel. SP: HUCITEC, 1994.
3. BOLESLAVSKI, R. A arte do ator.SP: Perspectiva, 1992.
4. BONFITTO M., O ator compositor. SP: Perspectiva, 2002.
5. LECOQ, J. Le corps poétique. Paris: Actes sud, 1997.
6. BROOK, P. O ponto de mudança. RJ: Civ. Bras., 1994.
7. STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. RJ: Civ.Bras., 1970.
8. _________________. A criação de um papel. RJ:,Civ.Bras., 1972.

 

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