1. Aprofundar a prática das ações físicas através de treinamento psicofísico.2. Desenvolver um trabalho com personagens a partir de um texto teatral, explorando as possibilidades metodológicas das ações físicas.3. Possibilitar a compreensão das diferentes possibilidades de construção da cena.4. Abordar na teoria e na prática as referências modernas das ações físicas nas principais pesquisas estéticas: Decroux, Grotowski, Brook, Lecoq, Chaikin, Kantor, Barba e Schechner .5. Vivenciar um processo criativo de montagem que proporcione ao aluno uma reflexão teórica da prática realizada e o reconhecimento de diferentes princípios estéticos, estilos e gêneros teatrais, além do exercício da produção e da recepção teatral.
Técnicas de treinamento. Composição de personagem.
I – Técnicas de treinamento:1. O físico e o energético.2. Ações físicas e vocais.3. Memorização e codificação das ações físicas.4. Improvisação e composição de partituras de ações. 5. Aspectos pedagógicos da Interpretação Teatral.II. Composição de personagem:1. O jogo do ator e a personagem: criação de matrizes.2. A personagem e a construção de matrizes com os elementos da cena: espaço, ritmo, movimento, tempo, objeto e palavra.3. A personagem: imagens, características e linhas de força (emoção e situação).4. O trabalho com o texto e as ações da personagem: as imagens, o subtexto e o gesto.5. A imagem e a forma da personagem: ação interior e exterior. 6. A atuação orgânica: harmônica e desarmônica.7. O trabalho com o texto: musicalidade, vibração, intenção.8. Análise do texto a partir das ações. 9. A improvisação, criação, produção e apresentação de cenas públicas.
l. ASLAN, O. O ator no séc. XX. SP: Perspectiva, 1994.2. BARBA, E. A canoa de papel. SP: HUCITEC, 1994. 3. BOLESLAVSKI, R. A arte do ator.SP: Perspectiva, 1992.4. BONFITTO M., O ator compositor. SP: Perspectiva, 2002.5. LECOQ, J. Le corps poétique. Paris: Actes sud, 1997. 6. BROOK, P. O ponto de mudança. RJ: Civ. Bras., 1994.7. STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. RJ: Civ.Bras., 1970. 8. _________________. A criação de um papel. RJ:,Civ.Bras., 1972.