Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0374 - Direção Teatral I
Theater Directing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Introdução ao universo da Direção Teatral, através da análise e interpretação do texto teatral .
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
418423 - Cibele Forjaz Simões
 
Programa Resumido
Sobre o discurso da encenação: aspectos técnicos, poéticos e estéticos. Problemas históricos: o teatro moderno e a função do encenador. Aspectos materiais da encenação: o espaço, o texto, o ator, a iluminação, figurino, produção, etc. Das possibilidades: um texto e diferentes leituras. Encenar, ou como escolher um ponto de vista: um estudo cênico. Ensaio crítico sobre o processo de criação. Aspectos pedagógicos da Direção Teatral.
 
 
 
Programa
- Sobre o discurso da encenação: aspectos técnicos, poéticos e estéticos.
- Problemas históricos: o teatro moderno e a função do encenador.
- Aspectos materiais da encenação: o espaço, o texto, o ator, a iluminação, figurino, produção, etc.
- Das possibilidades: um texto e diferentes leituras.
- Encenar, ou como escolher um ponto de vista: um estudo cênico.
- Ensaio crítico sobre o processo de criação.
- Aspectos pedagógicos da Direção Teatral.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas de forma teórico-prática, divididas em três etapas: a primeira etapa é constituída de aulas expositivas e seminários temáticos; a segunda etapa será dedicada a análise de diferentes encenações da obra escolhida como base para os estudos cênicos a serem realizados pelos alunos – organizadas, quando possível, de um encontro com o diretor responsável pela encenação e da apresentação de vídeo/DVD ou outra forma de registro - ; e, a terceira e última etapa, se desenvolverá de forma prática com a criação de estudos cênicos por cada aluno, apresentação pública e posterior análise do processo de construção e dos procedimentos eleitos.
Critério
O aluno-ator será avaliado pela sua freqüência, pontualidade, participação, assimilação prática e teórica, disponibilidade para a superação de problemas, leituras, apresentação de tarefas (individuais e coletivas) e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo. Além da produção de um Ensaio Final da Disciplina.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. São Paulo: Unesp, 1997.
GUINSBURG, J. e outros (org). Semiologia do Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva,1978.
ORTEGA Y GASSET, José. A idéia do Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1978.
PAZ, Otávio . Ruptura e Convergência. In: A outra Voz. São Paulo: Ed. Siciliano, 1990, p. 33/57.
ROSENFELD, Anatol. Estética. In: Texto/Contexto II. São Paulo: Ed
Perspectiva, 1993, p.235/257.
_______________. O fenômeno teatral. In: Texto/Contexto. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1985, p. 21/44.
ROUBINE, Jean Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral – 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1982.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
__________________. Problemas de Leitura, A evolução da
Representação. In: Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998, p. 27/33 e p. 61/70
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
 

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